publicado dia 20/04/2023

Ataques às escolas: UNICEF lança estratégia Educação que Protege

por

Diante dos recentes casos de ataques às escolas brasileiras, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) compartilhou, nesta quarta-feira (19/04), a estratégia Educação que Protege.

Leia + Na contramão de medidas repressivas, escolas abrem diálogo sobre violência extrema

A proposta da iniciativa é desenvolver e compartilhar metodologias sobre o papel da comunidade escolar na prevenção e resposta a violências, bem como apoiar governos na construção de políticas e fortalecimento de seus serviços para a Educação ser um fator de proteção contra violência.

Leia + 3 perguntas para Lola Aronovich sobre ataques às escolas e masculinidades

Em um manifesto, o UNICEF defende que o momento pede que a sociedade abrace a escola como um espaço crucial de desenvolvimento, aprendizagem, convívio, confiança, afeto e proteção integral de cada criança, adolescente, jovem, suas famílias e todos os profissionais da educação.

Leia o posicionamento público do UNICEF sobre os ataques às escolas e conheça a plataforma Educação que Protege.

Também destacam que milhares de escolas, em todo o Brasil, já estão construindo uma educação que protege. Isso passa, por exemplo, por considerar a convivência no ambiente escolar como parte do projeto pedagógico das escolas, com normas e valores que garantam relações respeitosas, acolhedoras, não violentas, não sexistas e antirracistas.

“A promoção do uso seguro da internet e a atenção ampla à saúde mental de estudantes, professores e funcionários são estratégias essenciais na construção de uma educação que protege”, diz um trecho do documento.

Educação que protege: experiências e propostas 

O UNICEF também lançou um site especial que vai reunir experiências, propostas e investimentos para garantir e fortalecer uma educação que protege, além de fomentar a ativa participação de crianças e adolescentes na discussão de soluções, num diálogo permanente com famílias, educadores e gestores públicos.

A plataforma traz publicações e ferramentas como Guias por uma Educação que Protege, um kit de implementação da Lei 13.431, a Lei da Escuta Protegida, e o canal de ajuda em saúde mental “Pode Falar“, que é voltado para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos.

3 perguntas para Lola Aronovich sobre ataques às escolas e masculinidades

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.