publicado dia 10/08/2023

São Paulo (SP) lança Frente Parlamentar em Defesa das Escolas e contra discurso de ódio

14/08/2023

🗒️ Resumo: A Câmara Municipal de São Paulo vai lançar a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas contra a violência e o discurso de ódio em 14/08. Seu objetivo é aprofundar os debates no âmbito legislativo no que se refere à defesa das escolas, vítimas da violência e de discursos de ódio.

Nesta segunda-feira (14/08), a partir das 19h (horário de Brasília), a Câmara Municipal de São Paulo (SP) vai lançar a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas contra a violência e o discurso de ódio.

Leia + Conheça o especial Escola Segura: Cultivando uma Cultura de Paz

Proposta pela vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), a Frente tem 5 objetivos centrais:

I – Discutir as razões que levam ao aumento da violência nas escolas e o discurso de ódio entre os mais jovens;

II – Estabelecer um diálogo com a comunidade escolar, profissionais da educação e pesquisadores sobre a violência no ambiente escolar;

III – Dispor os parlamentares que compõem esta frente como mediadores do diálogo entre o Poder Executivo e a sociedade civil e entidades afim de se resguardar o interesse público;

IV – Pesquisar e debater a necessidade de criação e implementação de políticas públicas de bem-estar social e mental e de combate aos discursos de ódio;

V – Produzir relatórios referentes à violência nas escolas da cidade de São Paulo e aos crescentes discursos de ódio entre os mais jovens.

A justificativa da proposta argumenta que resolver a problemática das violências extremas contra as escolas demanda soluções complexas que não passam por policiamento ou instalação de detectores de metais.

“Combater a violência e o discurso de ódio na sociedade brasileira passa por um amplo debate sobre políticas públicas de bem-estar social e mental, combate à intolerância religiosa e a grupos socialmente minoritários”, diz um trecho do documento.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Escolas

Lançamento da Frente Parlamenta em Defesa das Escolas

Para marcar o lançamento da Frente, vai acontecer um evento com a presença de Catarina Almeida Santos, professora na UnB, Daniel Cara, professor na USP, Telma Vinha, professora na UNICAMP, Carlos Eduardo Júnior, coordenador pedagógico da EMEF Espaço de Bitita, e mediação da vereadora Silvia Ferraro.

Leia + Fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) não acaba com escolas militarizadas

O debate acontecerá no Auditório Prestes Maia na Câmara Municipal de São Paulo e contará com transmissão online pelo canal no Youtube da Câmara.

O quê

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Escolas contra a violência e o discurso de ódio

Quando

14/08/2023 entre 19:00 e 22:00

Onde

Câmara Municipal de São Paulo e canal no Youtube da Câmara

Diadema (SP) aposta na articulação intersetorial contra violências nas escolas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.