publicado dia 05/10/2021

Sérgio Haddad comenta a vida e a obra de Paulo Freire

por

A edição de setembro da Hora do Intervalo, um bate-papo que acontece todos os meses pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (CR), trouxe Sérgio Haddad para celebrar o centenário de nascimento de Paulo Freire.

Leia + Para além dos estereótipos: a nova biografia de Paulo Freire

Durante a conversa, o doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), um dos fundadores da Ação Educativa e autor da obra O Educador: um perfil de Paulo Freire, falou sobre a relevância do pensamento do patrono da Educação brasileira para refletir sobre o momento atual brasileiro e contou sobre a experiência de Freire com a alfabetização de adultos em Angicos (RN) e como Secretário Municipal de Educação de São Paulo (SP) no governo Luiza Erundina.

Sérgio Haddad também detalhou os principais conceitos propostos por Freire, como o papel do educador, dos professores e da escola, indicou os principais livros para quem quer começar a conhecer as concepções freirianas e comentou sobre alguns mitos em torno de sua figura: “Paulo Freire nunca defendeu nenhum tipo de autoritarismo, nem de esquerda e nem de direita”, disse.

Para assistir à conversa completa, basta acessar o perfil do CR no Instagram: @cr.educacaointegral.

Hora do Intervalo: as edições anteriores

A série de conversas sobre educação e temas contemporâneos acontece toda última quinta-feira do mês, sempre às 16h.

Na primeira edição, Ismael dos Anjos, fotógrafo, jornalista, consultor sobre masculinidades, equidade de gênero e raça, e co-fundador do Instituto de Defesa da População Negra, dividiu suas percepções a respeito da importância de conversar com as crianças sobre masculinidades e como isso contribui para seu desenvolvimento integral.

Depois foi a vez de Maria Antonia Goulart, falar sobre educação, tecnologia, inovação e arte contemporânea no Ensino Médio. Ela foi gestora pública no município de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial Educação Integral Bairro-Escola, co-fundadora e gestora do Movimento Down e do Laboratório de Produção de Recursos para a Educação Inclusiva e Acessibilidade Cultural Elaborando e fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do Media Lab/MIT.

Conheça duas escolas inovadoras que colocam os princípios de Paulo Freire em prática

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.