publicado dia 11/12/2025
Santos (SP) reinaugura seu Fórum de Educação Integral para Cidades que Educam (FEICE)
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
publicado dia 11/12/2025
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
🗒 Resumo: Após a interrupção na pandemia, Santos (SP) reinaugurou o Fórum de Educação Integral para Cidades que Educam (FEICE), que vai promover encontros bimestrais com estudantes, gestores, educadores e conselheiros para debater práticas, formação e políticas públicas de Educação Integral.
Para fortalecer as políticas públicas de Educação Integral e o trabalho colaborativo, Santos (SP) reativou seu Fórum de Educação Integral para Cidades que Educam (FEICE), interrompido durante a pandemia. Há 20 anos a cidade se dedica a ampliar e qualificar a jornada escolar.
Leia mais
O Fórum foi recriado em 5 de dezembro deste ano com uma cerimônia para ler e aprovar por aclamação seu estatuto. A educadora Emilia Cipriano Sanches, que foi a convidada para instalar o Fórum anterior, retornou para abrir os novos trabalhos com uma palestra cheia de música, poesia e envolvimento da plateia.
“A palestra traduziu o conceito de Educação Integral e nosso desejo de reencantar a Educação”, diz Márcia Calçada, membro fundadora do FEICE, doutoranda no programa de Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação Integral da mesma instituição.
Eliana Paulo, Nicholas Sales, Igor Perroni, Viviane Simone e Susanna Artonov também compõem os membros fundadores do FEICE e fazem parte da Câmara de Educação Integral do Conselho Municipal de Educação.
O grupo vai reunir a cada dois meses estudantes, equipes gestoras, educadores sociais, conselheiros e técnicos de secretarias de Santos e das cidades vizinhas para discutir práticas e políticas públicas de Educação Integral, do município à do Ministério da Educação.
O Fórum conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santos e universidades da baixada santista, e está localizado na Estação Cidadania, espaço da ONG ConCidadania. “Mas nós vamos realizar encontros em vários espaços, porque queremos ocupar a cidade”, afirma Márcia.
Em março de 2026, haverá uma reunião inicial para pactuar coletivamente os principais temas que serão abordados nas formações realizadas pelo Fórum. Entre elas, já está previsto um diálogo sobre como superar a fragmentação do currículo regular e ampliado.
“Vamos trazer pesquisadores, estudantes, professores, boas experiências e referências sobre integração curricular. Nosso objetivo também é apoiar o trabalho dos educadores e conscientizar as famílias sobre a importância desse tempo estendido”, explica Márcia.
O primeiro Fórum de Educação Integral para Cidades que Educam (FEICE) surgiu na cidade de São Paulo (SP) e segue ativo enquanto um espaço de articulação, formação e diálogo sobre Educação Integral.
No ano seguinte, Santos inaugurou seu próprio Fórum junto a outros municípios da baixada santista. Até 2020, realizou encontros bimestrais com pesquisadores, gestores escolares e alunos.
“Foi uma experiência que abriu uma janela de discussão que as pessoas efetivamente levavam para seus locais de trabalho, formando uma rede enorme de trocas. É isso que precisamos: provocar e levar discussões e ações em função do bem-estar da criança e de uma Educação com sentido e significado para elas”, afirma Márcia.