publicado dia 19/12/2024

Retrospectiva 2024: os conteúdos mais lidos no Centro de Referências em Educação Integral 

Reportagem:

🗒 Resumo: Da Educação Integral em tempo integral à Educação Inclusiva e Antirracista, relembre, conheça e compartilhe as reportagens e temas mais lidos do ano no site do Centro de Referências em Educação Integral. 

Apoio à implementação da Educação Integral em tempo integral, Educação Inclusiva, o acolhimento de crianças na Educação Infantil e justiça climática estão entre os temas mais lidos no site do Centro de Referências em Educação Integral em 2024.

Leia + Conheça as Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental

Em um ano marcado pela expansão do tempo integral nas escolas públicas, eleições municipais e crise climática, nossos leitores buscaram saber mais sobre o Programa Escola em Tempo Integral e a crise no clima, além de aprofundar as discussões sobre equidade, inclusão e Educação Infantil. 

Leia + Educação e Território: as 10 reportagens mais lidas em 2024

Confira os conteúdos mais lidos em 2024:

  1. Lei 14.811: nova legislação mira bullying e crimes virtuais contra crianças e adolescentes

A versão final da Lei de Proteção à Infância e Adolescência (Lei 14.811/2024) atualiza a legislação brasileira, tipificando como crimes as práticas de bullying e cyberbullying e tornando hediondos o sequestro, cárcere privado e exploração de crianças e adolescentes. Entenda as principais mudanças. 

  1. Educação Integral em Tempo Integral: conheça o Material de Apoio do Centro de Referências em Educação Integral 

Instituído pela Lei 14.640/2023, o Programa Escola em Tempo Integral pretende ampliar as matrículas em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Na hora de colocar a iniciativa em prática, muitas dúvidas aparecem.

Para fundamentar o trabalho dos educadores, gestores escolares e secretarias municipais de Educação, o Centro de Referências em Educação Integral desenvolveu o Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas e Programas Municipais de Educação Integral. Baixe o conteúdo gratuitamente.

  1. O que é aporofobia?

A aporofobia é um conceito criado nos anos 1990 pela filósofa espanhola Adela Cortina para designar a aversão aos pobres, que se manifesta desde as atitudes individuais até as políticas públicas. No Brasil, também é conhecida como “pobrefobia”. Saiba mais sobre o termo neste glossário.

  1. Educação inclusiva: como lidar com o tempo integral na escola

Na ampliação da jornada escolar, como garantir que os direitos de todos os estudantes, inclusive dos com deficiência, sejam respeitados? Especialistas explicam como a concepção de Educação Integral é inclusiva e necessária para realizar o tempo integral. 

  1. Educação Integral: uma reflexão sobre a concepção e suas práticas transformadoras

Em artigo, Natacha Costa reflete sobre o que é a Educação Integral e apresenta uma série de práticas transformadoras realizadas por escolas públicas brasileiras. Em diálogo com pensadores contemporâneos, a especialista defende que a efetivação de uma Educação Integral, democrática, inclusiva e antirracista para todas as pessoas é urgente.

  1. Com mais participação social, Conae 2024 aprova propostas para o novo PNE 

A Conferência Nacional de Educação (Conae), cuja etapa final aconteceu em janeiro de 2024, construiu um documento, a partir de intensa participação social, com propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai definir as principais metas para a área até 2034. Saiba como foi.

  1. Não é adaptação, é acolhimento: 6 orientações para a chegada à Educação Infantil 

Especialistas dão orientações práticas de como acolher bebês e crianças nos espaços de Educação Infantil, respeitando as demandas de cada um e de suas famílias.

  1. Livro gratuito apoia diálogo com crianças sobre as enchentes no Rio Grande do Sul

Conheça o livro gratuito “E a chuva…“, da psicóloga Sabrina Führ, que pode ajudar as crianças a elaborarem a tragédia que o Rio Grande do Sul viveu no primeiro semestre de 2024.

  1. Educação Infantil: Conheça 3 experiências de acolhimento de bebês e crianças 

Receber bebês e crianças novas na Educação Infantil pode ser um desafio no começo do ano. Conheça o trabalho realizado por três unidades para acolher bebês e crianças, bem como suas famílias e as professoras, conquistar a autonomia dos pequenos em ficarem sozinhos na unidade e como ampliar a jornada para o tempo integral.

  1. O que é justiça climática?

Proposto por movimentos socioambientais globais, o conceito de justiça climática busca associar a luta contra a crise climática à garantia de direitos das pessoas. Para tanto, reconhecem que os efeitos da crise climática atingem segmentos da sociedade de maneira desigual e propõem uma divisão mais justa dos investimentos e  responsabilidades na mitigação dos efeitos das mudanças no clima. Saiba mais neste glossário.

Especial Escolas de Educação Integral: conheça escolas públicas que mostram que a Educação Integral é possível

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