publicado dia 07/11/2024
Especial Escolas de Educação Integral: conheça escolas públicas que mostram que a Educação Integral é possível
Reportagem: Da Redação
publicado dia 07/11/2024
Reportagem: Da Redação
No Especial Escolas de Educação Integral, conheça e inspire-se com a prática de escolas públicas brasileiras alinhadas aos princípios da Educação Integral.
Em todo o Brasil, existem escolas públicas que provam, todos os dias, que é possível sonhar e construir uma Educação Integral de qualidade.
Tratam-se de escolas, professores, estudantes e comunidades que vivem em diferentes contextos e territórios, mas que compartilham como fio condutor da sua ação os princípios da Educação Integral, aliado às oportunidades trazidas pelo tempo expandido.
Leia + O que é Educação Integral
Para visibilizar o que já está sendo feito e inspirar mais experiências como essas, o Centro de Referências em Educação Integral preparou o Especial Escolas de Educação Integral.
Cada reportagem é acompanhada de um material aprofundado (Raio-X) sobre as experiências, que está disponível para download no formato PDF. Nele, é possível encontrar mais sobre o contexto da escola, além de informações práticas sobre como ela trabalha com a construção do currículo, formação de professores, infraestrutura, financiamento e equidade no contexto da Educação Integral.
Desde 2016, a Escola Municipal Professor Waldir Garcia, em Manaus (AM), trabalha a partir da concepção de Educação Integral e com jornada ampliada. De lá para cá, viu a transformação do seu fazer pedagógico mudar também a relação entre as pessoas.
📝 Na Waldir Garcia, trabalho pedagógico é motor de inclusão e aprendizagem
🔎 Raio-X da Escola Waldir Garcia
Nos últimos dois anos, a Escola Classe Córrego do Arrozal, na área rural de Sobradinho (DF), passou por uma transformação que partiu da escuta de toda a comunidade escolar. A unidade adotou a concepção de Educação Integral, ampliou a jornada e promoveu a formação continuada dos professores.
📝 Escola Córrego do Arrozal adota Educação Integral e antirracismo para garantir direitos
🔎 Raio-X da Escola Córrego do Arrozal
Na EMEF Espaço de Bitita, em São Paulo (SP), a valorização da diversidade e o acompanhamento pedagógico individualizado, em meio a um trabalho coletivo, democrático e conectado ao território, estão no centro das ações da escola, que atende Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos a partir da concepção de Educação Integral.
🔎 Raio-X da EMEF Espaço de Bitita
Em Belo Horizonte (MG), a Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoeint), que atende os anos finais do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, revoluciona a forma de ser e estar na escola de seus estudantes.
📝 EMPoeint: Escola revoluciona a forma de ensinar e aprender em Belo Horizonte (MG)
🔎 Raio-X da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoeint)
Localizada no Distrito Federal, o CEF 15 do Gama contou com parcerias com a comunidade e com o território para construir um novo projeto de escola. Hoje, a unidade trabalha com o tempo integral e é reconhecida pela qualidade do ensino e pela gestão democrática.
Unidade Mais Integral Tânia Leite Santos
Com aulas de robótica, astronáutica e clubes criados pelos estudantes, a Unidade Mais Integral (UMI) Tânia Leite Santos, em Açailândia (MA), usa o tempo integral para favorecer os interesses e potencialidades de seus estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
📝 Protagonismo dos estudantes é pilar do tempo integral na UMI Tânia Leite Santos