publicado dia 18/09/2019
Proposta para o Novo Fundeb prevê maior participação da União
Reportagem: Da Redação
publicado dia 18/09/2019
Reportagem: Da Redação
O relatório final sobre o Novo Fundeb, divulgado nesta quarta-feira, 18, prevê um aumento da complementação da União, que chegará a 40%, frente aos 10% atuais.
A proposta, com relatoria da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), contraria as expectativas do Ministério da Educação (MEC) que defendia garantir 15%, a ser alcançado de forma escalonada, com a justificativa de que este valor é mais realista com as contas públicas.
Leia+: Entenda os principais pontos das propostas para o novo Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é o principal mecanismo de financiamento à educação básica. Por meio de 156,4 bilhões de reais, ele subsidia mais de 40 milhões de matrículas de redes estaduais e municipais.
Confira a nota técnica da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação sobre as propostas de emenda feitas à PEC 15-A/15
De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, o texto prevê que a complementação da União suba para 15% em 2021 e depois progrida 2,5 pontos percentuais a cada ano até alcançar 40%. Esse percentual converge com as propostas que tramitam no Senado e com os apontamentos de governadores e dos secretários municipais e estaduais de educação. Além de apontá-lo como permanente e inclui-lo na Constituição Federal.
Há também novidades sobre o formato de distribuição do recurso: as regras atuais continuam com relação aos 10% de complementação e os valores incrementados passariam a ser divididos a partir do gasto total em educação de cada rede. Assim, pela nova determinação, as cidades mais pobres passam a receber mais recursos, mesmo localizadas em estados que, atualmente, não estão aptos para a complementação.
A proposta ainda pode sofrer alterações e será votada na comissão especial sobre o tema, passar pelo plenário da Casa e, em seguida, vai ao Senado.
Leia também:
Fundeb: quais as principais propostas para o Fundo em debate
Afinal, o Brasil gasta muito ou pouco com educação
Estados e municípios pedem Fundeb permanente e mais recursos da União
Fundeb: senadores apresentam proposta para permanência do Fundo
Corte de recursos e má gestão: panorama do financiamento da educação no Brasil
Custo Aluno-Qualidade: os entraves para o financiamento da educação no Brasil
Fim do Novo Mais Educação, Fundeb permanente: os destaques do 17º Congresso da Undime
Leia também