publicado dia 02/06/2022

Plataforma Órbita oferece cursos gratuitos de tecnologia e inovação para educadores

por

Está no ar a Plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais, lançada nesta quinta-feira 2 de junho pelo Instituto Oi Futuro e o British Council, que oferece cursos on-line gratuitos para formação de educadores das redes públicas e privadas em todo o Brasil, com foco nas áreas de cultura digital, tecnologia, inovação e criatividade.

Leia + Confira o especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

O projeto combina a experiência do Oi Futuro em 16 anos do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) com a expertise do programa STEEM (Science, Technology, Engineering, English, Math) Education, do British Council.

As duas organizações se unem nesta parceria com o objetivo de impulsionar simultaneamente o desenvolvimento profissional dos educadores e o engajamento dos  estudantes, considerando o atual cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – que prevê a Cultura Digital como uma das 10 competências gerais – e do Novo Ensino Médio – que possibilita itinerário formativo centrado em Cultura Digital.

Também na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Professores) a Cultura Digital surge como competência fundamental, que deve ser trabalhada de forma transversal no desenvolvimento docente.

Além disso, a experiência do ensino remoto e híbrido acelerado pela pandemia da Covid-19 trouxe para primeiro plano a necessidade de formação de educadores para as competências digitais, que se tornaram essenciais para engajar estudantes e possibilitaram novas formas de aprender e de ensinar.

O uso pedagógico das tecnologias abre caminhos para novos modelos e oportunidades de aprendizagem, tais como o ensino híbrido, a sala de aula invertida, o ensino baseado em projeto e as atividades mão na massa.

“O NAVE foi criado e desenvolvido com base na ideia de que a Educação deve dialogar com os desafios do nosso tempo e impulsionar o potencial criativo das pessoas, ampliando o engajamento dos jovens com a aprendizagem e incentivando os educadores a refletirem sobre sua prática continuamente. Com a plataforma Órbita, essa experiência de 16 anos do NAVE, no desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras, será compartilhada com professores de todo o Brasil, ampliando o impacto do programa e contribuindo para a transformação da educação brasileira”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

“Como organização internacional do Reino Unido para Educação, Artes e Cultura, o British Council tem como prioridade promover o amplo acesso à educação de qualidade, apoiando a formação de professores e líderes escolares, fomentando a pesquisa e a construção de novos caminhos colaborativos”, complementa Alessandra Moura, Gerente de Programas de Inglês e Educação Básica do British Council. “Nós acreditamos que isso só é possível se trabalharmos em parceria com os principais agentes de transformação dentro e fora da sala de aula: os profissionais de educação”, afirma.

Inscrições abertas para o curso Cultura Digital para a Educação Criativa

A partir de 2 de junho, educadores de todo o país podem se inscrever gratuitamente no primeiro curso oferecido pela plataforma: Cultura Digital para a Educação Criativa, até 19 de junho.

Com carga horária de 40 horas, o curso é composto de três módulos temáticos: Cultura digital na BNCC, Mediação e interação em ambientes on-line e Cidadania digital. O objetivo é que os participantes façam uma imersão na cultura digital para criarem estratégias pedagógicas alinhadas às linguagens contemporâneas e que estimulem a produção autoral e o protagonismo dos estudantes.

O conteúdo será oferecido na modalidade EAD, autoinstrucional, com duração total de seis semanas e início previsto para 20 de junho. Os participantes receberão certificado ao final da formação. O próximo curso da plataforma será Códigos do futuro: praticando a robótica e aprendendo com desafios, previsto para agosto.

No Órbita, todos os cursos são idealizados de professor para professor, partindo dos desafios pedagógicos vivenciados em suas escolas, com o propósito de conectar experiências que potencializam o surgimento de novas soluções de aprendizagem. Na plataforma, cada educador poderá ampliar seu repertório de estratégias e aplicá-las de forma integrada e autônoma à sua disciplina e ao seu ambiente escolar.

ICEP promove formação continuada de professores com base no território e em suas práticas prévias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.