publicado dia 05/10/2017
Metologia debate mundo do trabalho e escolha profissional com jovens
Reportagem: Claudia Ratti
publicado dia 05/10/2017
Reportagem: Claudia Ratti
Para além das matérias do currículo tradicional, apresentar informações sobre o mundo do trabalho e debater a escolha profissional com jovens estudante do Ensino Médio é essencial. Foi com esse objetivo que a Ação Educativa elaborou a metodologia “Tô no Rumo”.
Leia + O que os jovens esperam do Ensino Médio?
Após realizar uma pesquisa em cinco escolas públicas da Zona Leste da capital paulista perguntando aos estudantes “Qual ensino médio queremos?”, a Ação Educativa identificou que os jovens desejam discutir e ter acesso a informações sobre o que eles fariam depois da escola.
Diante da demanda, começaram a elaborar uma metodologia para auxiliar os professores a construir diálogo com os alunos sobre escolha profissional, continuidade dos estudos e o mundo do trabalho.
“O Tô no Rumo, para além de trazer informações sobre caminhos e oportunidades que esses jovens podem seguir, também busca fazer um conjunto de reflexões sobre as desigualdades que existem no campo da educação, do trabalho, e como elas os afetam”, explica Gabriel Di Pierro, assessor da área de juventude da Ação Educativa.
O objetivo é que escolas, redes e espaços educativos proporcionem aos jovens momentos de reflexão sobre o futuro, ampliando o leque de profissões e possibilidade de carreiras existentes.
Com debates, dinâmicas e atividades, a proposta pedagógica busca proporcionar engajamento dos estudantes com os temas que envolvem ensino superior, desigualdades de gênero e raça, condições e direitos trabalhistas.
O “Guia Tô no Rumo: Jovens e a Escolha profissional” reúne materiais que auxiliam os educadores na aplicação dessa metodologia. São textos de apoio para contextualizar os debates, sugestão de atividades e materiais de apoio para aplicá-las. Além de dicas de filmes, sites e livros. Os interessados em aplicar a proposta devem escrever para [email protected].