publicado dia 05/10/2017

Metologia debate mundo do trabalho e escolha profissional com jovens

por

Para além das matérias do currículo tradicional, apresentar informações sobre o mundo do trabalho e debater a escolha profissional com jovens estudante do Ensino Médio é essencial. Foi com esse objetivo que a Ação Educativa elaborou a metodologia “Tô no Rumo”.

Leia + O que os jovens esperam do Ensino Médio?

Após realizar uma pesquisa em cinco escolas públicas da Zona Leste da capital paulista perguntando aos estudantes “Qual ensino médio queremos?”, a Ação Educativa identificou que os jovens desejam discutir e ter acesso a informações sobre o que eles fariam depois da escola.

Diante da demanda, começaram a elaborar uma metodologia para auxiliar os professores a construir diálogo com os alunos sobre escolha profissional, continuidade dos estudos e o mundo do trabalho.

“O Tô no Rumo, para além de trazer informações sobre caminhos e oportunidades que esses jovens podem seguir, também busca fazer um conjunto de reflexões sobre as desigualdades que existem no campo da educação, do trabalho, e como elas os afetam”, explica Gabriel Di Pierro, assessor da área de juventude da Ação Educativa.

O objetivo é que escolas, redes e espaços educativos proporcionem aos jovens momentos de reflexão sobre o futuro, ampliando o leque de profissões e possibilidade de carreiras existentes.

Como funciona

Com debates, dinâmicas e atividades, a proposta pedagógica busca proporcionar engajamento dos estudantes com os temas que envolvem ensino superior, desigualdades de gênero e raça, condições e direitos trabalhistas.

O “Guia Tô no Rumo: Jovens e a Escolha profissional”  reúne materiais que auxiliam os educadores na aplicação dessa metodologia. São textos de apoio para contextualizar os debates, sugestão de atividades e materiais de apoio para aplicá-las. Além de dicas de filmes, sites e livros. Os interessados em aplicar a proposta devem escrever para [email protected].

Desvendando o PNE: a educação profissional deve ser uma escolha da juventude

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.