publicado dia 27/07/2017

Mapa permite explorar o Brasil por meio da literatura

por

Um dos méritos da literatura é sua capacidade de transportar as pessoas para diferentes mundos, colocando-as em contato com culturas, épocas, personagens e perspectivas diversas.

Na visão da educação integral, intercâmbios como estes se mostram essenciais na medida em que ampliam o acesso dos estudantes a contextos e linguagens.

Leia + Escritoras ganham mais espaço na lista de livros obrigatórios de importantes vestibulares

Em Vidas Secas, por exemplo, o escritor Graciliano Ramos descortina para o leitor os desafios cotidianos de uma família de retirantes sertanejos. Já em Histórias de Alexandre, uma coletânea de “causos” bem-humorados, o autor apresenta o rico folclore nordestino.

Foi pensando nesse conhecimento compartilhado e nas pontes estabelecidas pelos livros, que surgiu o Mapa da Literatura Brasileira.

Ampliar o repertório literário dos alunos é essencial para a educação integral na medida em que alarga contextos e linguagens

Interativa e aberta para colaborações, a ferramenta reúne contos, poemas, crônicas, romances, entre outros gêneros literários, de todas as regiões do País. Desta maneira, consegue evidenciar produções que possuem menos circulação como a periférica, a homoafetiva, a afro-brasileira e a indígena.

Além disso, possibilita realizar buscas valendo-se de filtros como nome da obra, escritor, temática, região, além de etapa da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, EJA).

Após a realização da busca, o usuário se depara com marcadores distribuídos pelo mapa do Brasil, que sinalizam a localização das obras encontradas dentro do critério. Ao clicar sobre o marcador, abre-se uma resenha sobre o escritor ou sobre o livro.

O internauta também pode colaborar para o mapeamento com indicações de obras.

A plataforma conta ainda com outras seções que trazem informações adicionais sobre literatura brasileira em formato de vídeos, entrevistas, etc.; uma linha do tempo iniciando-se em 1500 e indo até os dias atuais; jogos e sugestões e atividades para auxiliar o professor a trabalhar o tema em sala de aula.

Importância da Literatura para a Educação Integral

No vídeo abaixo, Gabriela Rodella, doutora em Educação e especialista em ensino de Literatura, fala sobre a relevância do acesso ao mundo literário para o desenvolvimento integral do indivíduo. Confira:

Para gostar de ler: literatura infantil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.