publicado dia 11/03/2022
Livro gratuito reúne histórias de cientistas mulheres para inspirar as crianças
Reportagem: Da Redação
publicado dia 11/03/2022
Reportagem: Da Redação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou em 2021 o livro Histórias para inspirar futuras cientistas, de Juliana Krapp e Mel Bonfim, que conta a trajetória de 13 pesquisadoras da instituição.
Leia + Conheça 5 professoras que estão transformando a educação
“São pesquisadoras que deram contribuições preciosas em defesa da vida, da saúde e da democracia. E que mostram que lugar de menina é onde ela quiser”, diz um trecho da obra.
Entre as histórias retratadas, está a de Bertha Lutz, cientista e ativista das primeiras lutas políticas travadas no nosso país em defesa dos direitos das mulheres, e Maria José von Paumgartten Deane, a primeira mulher cientista a assinar um artigo na prestigiosa revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, em 1909.
O livro é uma ação do programa Mulheres e Meninas na Ciência, da Fiocruz, que se alinha ao movimento mundial para garantir que pessoas de todos os gêneros possam se tornar cientistas. Hoje, embora cerca de metade da população mundial sejam mulheres, elas ainda representam cerca de um terço de todos os cientistas do mundo.
“E as mulheres? E a ciência no feminino? Quem foram as pioneiras? E quantas mulheres temos hoje na linha de frente no enfrentamento da pandemia de covid-19?”, são algumas das perguntas que a obra tenta responder por meio da biografia dessas cientistas.