publicado dia 14/11/2023

Educação Integral: 70 fontes para pesquisadores e jornalistas

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🗒️ Resumo: Quer saber mais sobre como a concepção de Educação Integral, em tempo integral ou não, concebe as diversas facetas do sistema educacional brasileiro? Preparamos uma lista com nomes contemporâneos de pessoas que atuam na área e/ou pesquisam políticas públicas, financiamento, currículo, avaliação, entre outros temas. Confira!

A concepção de Educação Integral não é nova, mas retomou seu protagonismo nacional com a criação do Programa Escola em Tempo Integral, em julho de 2023, pelo Ministério da Educação (MEC). 

Leia + Entenda o que é a Educação Integral e sua diferença em relação ao tempo integral

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Com adesão de mais de 82% dos municípios brasileiros, o programa reacende o debate em torno da concepção de Educação Integral e de todas as dimensões da Educação que ela convida a repensar.

Para apoiar os debates públicos em torno da agenda, o Centro de Referências em Educação Integral preparou uma lista com mais de 70 pessoas que possuem trajetória significativa na pesquisa e atuação no campo da Educação Integral. 

Clique sobre o tema de interesse para ser direcionado à lista, que está disponível na íntegra abaixo: políticas públicas; avaliação; currículo; educação antirracista; educação especial na perspectiva inclusiva; Educação Infantil; financiamento; formação de professores; gestão escolar; clima escolar e espaços dentro e fora da escola; intersetorialidade; legislação; territórioviolência contra a escola e educação profissional e tecnológica.

Políticas públicas de Educação Integral

Ana Lúcia Sanches – ​​Secretária de Educação de Diadema (SP). É doutora em Educação e Currículo e Mestre em Serviço Social pela PUC-SP e graduada em Ciências Sociais pela Fundação Santo André.

André Lázaro – Diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana no Brasil. Atuou como diretor e secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC) entre 2004 e 2010.

Claudia Santos – Doutoranda em Educação pela UFBA, é professora, pesquisadora e faz parte da equipe de coordenação do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e da Comissão de Secretaria da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Foi consultora no Programa Mais Educação e participou da equipe de redatores da Educação Infantil para o Documento Curricular Referencial da Bahia e é Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Nazaré (BA).

Cleuza Repulho – Mestra em educação pela Universidade Mackenzie, foi Secretária de Educação de Santo André e São Bernardo do Campo, Diretora de Políticas do MEC, e três vezes Presidente Nacional da UNDIME. É professora universitária e Diretora de Relações Institucionais do Instituto Gesto. Fundou o Fórum Paulista de Educação Infantil e o Movimento Interfóruns do Brasil. É conselheira de organizações como Instituto ARAPYAÚ, Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) e Instituto Rodrigo Mendes e consultora sênior em diversas OSC, como o Centro de Referências em Educação Integral.

Edneia Gonçalves – Socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de Educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. É autora do prefácio do livro Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança, de bell hooks (2021), e de artigos na área de direitos humanos, equidade, relações étnico-raciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fernando Mendes –  Formado em Relações Internacionais e graduando em Pedagogia. Atou por 12 anos na construção e implementação de políticas públicas educacionais em Secretarias Municipais de Educação na região metropolitana do Estado de São Paulo. Desde 2013 atua no terceiro setor na formação de equipes técnicas de Secretarias Municipais de Educação. Atualmente é gestor do Centro de Referências em Educação Integral e formador.

Helena Singer – Líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. É doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional.

Jaqueline Moll – Professora na UFRGS e na URI, é Pós-Doutorado em Educação pela PUC-RJ. Coordenou no MEC a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (PROEJA) e do Programa Mais Educação. Também foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e professora colaboradora na UnB.

Juliana Matoso Macedo – Doutoranda em Ciência Política e mestre em Política e Gestão Ambiental pela UnB, atua na área de Direitos Humanos. Desde 2010, tem atuado na área de Políticas Sociais, com ênfase na articulação intersetorial de Políticas Públicas voltadas a crianças e adolescentes em situação de pobreza, sobretudo junto às áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Foi Coordenadora Geral de Articulação Intersetorial no Programa Bolsa Família de 2011 a 2018.

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho – Mestra em Teoria Literária e Doutora em Educação UFRJ, é professora associada da UNIRIO. Atua na área da Educação, investigando as seguintes temáticas: educação integral e(m) tempo integral; formação de professores; políticas de educação em tempo integral . Coordena o Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO) e o grupo de pesquisa a ele acoplado – Educação integral em tempo integral: História, políticas e práticas.

Lucineide Pinheiro – Graduada em Pedagogia pela UFPA, mestre em Educação pela UFAM, doutora em Ciências Ambientais pela UFOPA, onde atua como docente. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em educação para uso sustentável da água, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação para uso sustentável da água. Juventude e mudanças climáticas. Protagonismo de jovens na Amazônia. Impactos das cheias e secas do rio amazonas nas comunidades e escolas de várzea.

Natacha Costa – Diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006, é mestranda na Faculdade de Educação da USP. Também é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp, do Movimento de Inovação na Educação, do conselho gestor do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do conselho consultivo do programa Escolas2030 no Brasil, do Coletivo Articulador do Centro de Referências em Educação Integral e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

Nazineide Brito – Graduada em Psicologia pela UFRN, mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE e doutora pela UFRN, é professora aposentada da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral, educação infantil, psicologia da educação e formação do leitor.

Penildon Silva Filho – Graduado em Comunicação Social pela UFBA, é mestre e doutor em Educação pela mesma instituição, da qual é vice-reitor hoje. Fundou a Organização não Governamental Oficina de Cidadania e foi Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira e Secretário de Comunicação do município de Vitória da Conquista (BA).

Pilar Lacerda – Especializada em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG, foi professora de História da Educação Básica por 25 anos. Foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente nacional da Undime. Também foi Secretária de Educação Básica do MEC e diretora da Fundação SM Brasil. Hoje é pesquisadora associada a DGPE/FGV-RJ e consultora nos projetos Museu Nacional e a Cidade Educadora e Rotas e Redes Literárias.

Avaliação

Elie Ghanem – Graduado em Pedagogia, é mestre e doutor em Educação pela USP, na qual trabalha como professor doutor. Atua principalmente nos temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. É responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

Francisco Soares – Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan Ann Arbor, é professor emérito da UFMG. Foi presidente da Associação Brasileira de Avaliação, do INEP e membro do CNE, onde foi um dos relatores da BNCC. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

Gabriela Rauseo – Coordenadora pedagógica na EMEF Espaço de Bitita, em São Paulo (SP), escola que não aplica provas tradicionais.

Helena Singer – Líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. É doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional.

Julia Andrade – Coordenadora da Pós-Graduação em Metodologias Ativas para uma Educação Integral pelo Instituto Vera Cruz e fundadora da Ativa Educação – Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem -, e consultora pedagógica. Possui mestrado em Educação pela USP, certificada pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em Teaching and learning in a maker-centered classroom e em Visible Thinking. Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas.

Lúcia Cortez Santos  – Diretora da EMEF Prof. Waldir Garcia, em Manaus (AM), escola referência em Educação Integral em tempo integral e gestão democrática. Educadora e gestora escolar, foi uma das finalistas do Prêmio Educador Nota 10 em 2020. Em 2022, a Waldir Garcia foi reconhecida pelo Prêmio Territórios 2022.

Mauricio Ernica – Docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) na Unicamp, é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Foi pesquisador convidado na Sciences Po (2022). De 1995 a 2012 atuou em projetos de intervenção e pesquisa em organizações da sociedade civil, especialmente o Cenpec e a Fundação Tide Setubal. 

Currículo

Branca Ponce – Doutora em Educação pela PUC-SP, onde é professora e membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, também é líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq. Atua na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares e na Rede Freireana de Pesquisadores.

Cibele Racy – Foi gestora da EMEI Nelson Mandela, em São Paulo (SP), por 15 anos a partir de 2004, quando a unidade se tornou pioneira na implementação da Lei 10.639. É graduada em Pedagogia pela UNIFAI, com especialização em Administração Escolar e Aperfeiçoamento em Psicopedagogia e Educação Especial.

Claudia Santos – Doutoranda em Educação pela UFBA, é professora, pesquisadora e faz parte da equipe de coordenação do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e da Comissão de Secretaria da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

Edneia Gonçalves – Socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de Educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano.

Gina Vieira Ponte – Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, é mestra em Linguística pela UnB, especialista em Educação a Distância, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais.

Jaqueline Moll – Professora na UFRGS e na URI, é Pós-Doutorado em Educação pela PUC-RJ. Coordenou no MEC a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional (PROEJA) e do Programa Mais Educação. Também foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e professora colaboradora na UnB.

Juares da Silva Thiesen – Mestre em Educação pela FURB e Doutor em Ciências Pedagógicas pelo ICCP, em Havana, Cuba. Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC e Pós-Doutor (PhD) na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Professor aposentado do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFSC. Líder do grupo de pesquisa ITINERA e do Grupo de Estudos em Educação Integral de SC (GEEI.SC).

Lilian Kelian – Coordenadora do Programa Impulsionar pelo Cenpec, é educadora, formadora de profissionais da educação e coordenadora de projetos com vinte anos de experiência na área da educação, em organizações da sociedade civil. Desenvolver, pesquisar e avaliar inovações em instituições escolares ou de educação não formal têm sido o centro dos meus interesses profissionais desde a fundação da Escola Lumiar.

Maria Thereza Marcílio – Presidente e consultora associada fundadora da Avante. Pedagoga formada pela UFBA e mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education, com Formação em Psicologia Social como coordenadora de grupos operativos pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo.

Natacha Costa – Diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006, é mestranda na Faculdade de Educação da USP. Também é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp, do Movimento de Inovação na Educação, do conselho gestor do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do conselho consultivo do programa Escolas2030 no Brasil, do Coletivo Articulador do Centro de Referências em Educação Integral e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

Tânia Portella – Doutora em Educação pela USP, pesquisou políticas educacionais e sociedade civil nos processos participativos. No Mestrado cursado na mesma instituição, estudou a política educacional para educação e relações raciais. Foi assessora do Observatório da Educação e do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa e coordenadora da Secretaria Executiva do GT de Educação da Rede Nossa São Paulo.

Tereza Perez – Diretora-presidente da  Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), lidera diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas redes públicas brasileiras. Nesses 25 anos de atuação da Roda Educativa, esteve à frente de projetos e programas de formação continuada que envolveram aproximadamente milhares de educadores em mais de 900 municípios.

Educação antirracista

Beatriz Benedito – Analista de Políticas Públicas no Instituto Alana. Mestra e bacharela em Políticas Públicas e bacharela em Ciências e Humanidades pela UFABC. Atuou como assessora especial na Secretaria de Governo Municipal, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, e no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina.

Bergman de Paula Pereira –  Graduada em História pela PUC-SP, é mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Além de pesquisadora, também atua como formadora na Associação Cidade Escola Aprendiz.

Catarina de Almeida Santos – Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFGO, também é doutora em Educação pela USP e pós-doutora pela Unicamp. Atualmente é professora associada da UnB, integrante do Comitê DF da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Comitê Diretivo da entidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: educação a distância, direito à educação, militarização das escolas, educação superior e qualidade da educação.

Conceição Cardoso – Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG e especialista em Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Desde 1995, é professora da Escola Municipal Anne Frank, da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde atuou também na Coordenação Pedagógica de 1º, 2º e 3º ciclos. Atualmente está na vice-direção da mesma escola. Em 2022, foi uma das finalistas do “Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero: experiências de gestão e práticas pedagógicas antirracistas em ambiente escolar” do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Dzoodzo Baniwa – Liderança indígena do povo Baniwa, é professor licenciado em Física Intercultural pelo IFAM-AM, com mestrado em Ciências Ambientais pela UFAM. Ele dá aulas no Ensino Médio da Escola Baniwa Eeno Hiepole, localizada na Terra Indígena Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). É referência em Educação Intercultural e Educação Indígena.

Edneia Gonçalves – Socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de Educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano.

Edson Kayapó – Ativista do movimento indígena, ambientalista, historiador e escritor. É doutor em Educação pela PUC-SP, professor do Instituto Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia. É membro titular da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas/UNICAMP. Ainda, curador no MASP e consultor no projeto Àwúre-OIT/MPT.

Gina Vieira Ponte – Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, é mestra em Linguística pela UnB, especialista em Educação a Distância, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. Atuou por 20 anos em regência de classe na Educação Básica do Distrito Federal, dois anos como supervisora pedagógica e um ano como coordenadora.

Letícia Leobet – Assistente de Projetos no Instituto Geledés na área de Educação, Diversidade e Inclusão Social. Graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Tem experiência na elaboração e realização de ações voltadas à retenção e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio da ONG Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).

Luciene Trindade – Diretora da Escola Comunitária Luiza Mahin em Salvador (BA), que orienta seu trabalho com Educação Infantil e Ensino Fundamental a partir dos eixos de gênero, raça e pertencimento.

Sonia Dias – Doutora em Educação pela USP, é Gerente de Desenvolvimento e Soluções da Fundação Itaú Social. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, organizações não-governamentais, política e gestão educacional, formação de professores e gestores educacionais.

Tânia Portella – Doutora em Educação pela USP, pesquisou políticas educacionais e sociedade civil nos processos participativos. No Mestrado cursado na mesma instituição, estudou a política educacional para educação e relações raciais. Foi assessora do Observatório da Educação e do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa e coordenadora da Secretaria Executiva do GT de Educação da Rede Nossa São Paulo. Foi orientadora dos cursos de especialização em Gênero e Diversidade na Escola e Educação em Direitos Humanos da Unifesp e bolsista como auxiliar no Edital Negras e Negros nas Ciências da Fundação Carlos Chagas.

Educação especial na perspectiva inclusiva

Bianca Soares Ramos – Mestranda em Saúde Pública da Fiocruz, é arquiteta e urbanista pela UFRJ com especialização em análise de Políticas Públicas. É Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do MAIS/Movimento Down, tem experiência na área pública em programas das áreas sociais, especialmente no Programa Intersetorial de educação integral Bairro-Escola. Atuou durante a implementação do Projeto Bairro Educador na Cidade do Rio de Janeiro e atualmente é Gestora de projetos na Cidade Escola Aprendiz, onde atua na gestão geral do Projeto Redes de Cidadania, em implementação.

Ellen Pouseiro – Diretora da EE Jacob Casseb, em São Bernardo do Campo (SP), é pedagoga. Com baixa visão, atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal e tem experiência com alfabetização em Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRA).

Liliane Garcez – Idealizadora e articuladora do COLETIVXS, é mestre em Educação pela USP e tem especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino – Americano de Ciências Sociais. Trabalhou em projetos internacionais para Unesco, Banco Mundial e Unicef. Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República. Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em São Paulo (SP).

Maria Antônia Goulart – Graduada em Direito pela Universidade de Brasília, é especialista em Educação Integral, inovação, tecnologia e inclusão. Atualmente é coordenadora do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social e articuladora nacional do Movimento de Inovação na Educação.

Rodrigo Hübner Mendes – Fundador e Diretor Executivo do Instituto Rodrigo Mendes, é graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. É membro do Young Global Leaders (World Economic Forum) e empreendedor social Ashoka.

Educação Infantil 

Letícia Leobet – Assistente de Projetos no Instituto Geledés na área de Educação, Diversidade e Inclusão Social. Graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Tem experiência na elaboração e realização de ações voltadas à retenção e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio da ONG Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).

Levindo Diniz Carvalho – Professor na UFMG, é doutor em Educação pela mesma universidade. Tem experiências como pesquisador e docente especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania e coordena o NEPEI – Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil, ambos da UFMG.

Elly Bayó – Professora de Educação Infantil na rede municipal de Santo André (SP), é membro do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, é mestranda na Faculdade de Educação da USP.

Maria Thereza Marcílio – Presidente e consultora associada fundadora da Avante. Pedagoga formada pela UFBA e mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education, com Formação em Psicologia Social como coordenadora de grupos operativos pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo. Foi professora da Faculdade de Educação da UnB, assessora técnica da Coordenação de Educação Pré-Escolar (COEPRE) do MEC. É membro da Academia Baiana de Educação e da Academia de Ciências da Bahia.

Paula Mendonça – Mestranda em Educação na USP, atuou por cerca de 10 anos no Parque do Xingu, com iniciativas voltadas à educação e registro cultural de comunidades indígenas, por meio do Instituto Socioambiental. É parceiro do Projeto Território do Brincar na UFJF. Atualmente trabalha como educadora no ensino fundamental e como consultora autônoma desenvolve formação de professores voltada à cultura da infância e à inclusão da temática indígena no currículo escolar, de acordo com a lei n.11.645/2008.

Rita Coelho – Coordenadora-geral de Educação Infantil da diretoria de Políticas Públicas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica do MEC, é Doutora Honoris Causa pela UFCG. Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação a partir de 2002. Entre 2007 a 2016 foi Coordenadora-Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Financiamento

Andressa Pellanda – Doutora em Relações Internacionais pela USP, é coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala. Pesquisa arquitetura de governança e complexo de regimes da educação, grupos de interesse, advocacy e políticas educacionais, especialmente as temáticas educação política, qualidade, financiamento, processos e atores internacionais da educação e mecanismos de privatização da educação.

Carlos Eduardo Sanches – Mestre em Educação pela PUCPR e doutorando em Educação pela UFPR, foi secretário de Educação no município de Castro (PR), presidente da Undime Nacional e do Conselho Nacional do Fundeb. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná e do Conselho de Governança do Instituto Positivo. Elaborou a matriz de conteúdos e participou da construção da Plataforma Conviva Educação.

Daniel Cara – Cientista político, professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede da sociedade civil que coordenou de 2006 a 2020. Em 2022, integrou o Grupo de Trabalho de Educação do Governo de Transição. É especialista em financiamento da Educação, Violência contra a Escola e políticas para o Ensino Médio. 

Élida Graziane Pinto – Doutora em Direito pela UFMG e pós-doutorado em Administração pela FGV, é professora do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP), titular da 2ª Procuradoria de Contas.

José Marcelino de Rezende Pinto – Mestre e doutor em Educação pela Unicamp, atualmente é professor titular da USP. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo. Responsável pelo projeto Financiamento da Educação é assunto do dia a dia.

Formação de professores

Anna Helena Altenfelder – Presidente do Conselho de Administração do Cenpec, pedagoga com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, é mestre e doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Foi professora e coordenadora pedagógica do ensino básico e docente de cursos de pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Bárbara Ramalho – Mestra e doutora em Educação pela UFMG, onde atua como professora, pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral e tempo integral. Membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG.

César Nunes – Livre docente e Doutor em Educação pela Unicamp, é professor na Faculdade de Educação na área de Filosofia e Educação. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA. É membro fundador, presidente do Conselho Científico e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos (INPPDH).

Cybele Amado – Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA, está há mais de 20 anos à frente de iniciativas sociais voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública e, desde 2007, acumula os cargos de diretora executiva e presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP).

Diovane Resende – Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação e Escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM).

Edneia Gonçalves – Socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de Educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. É autora do prefácio do livro Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança, de bell hooks (2021), e de artigos na área de direitos humanos, equidade, relações étnico-raciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Gina Vieira Ponte – Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, é mestra em Linguística pela UnB, especialista em Educação a Distância, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. Atuou por 20 anos em regência de classe na Educação Básica do Distrito Federal, dois anos como supervisora pedagógica e um ano como coordenadora.

Juliana de Paula Costa – Pedagoga especializada em relações raciais e professora para o Ensino Fundamental, é co-fundadora do Pisar Nesse Chão Devagarinho, que oferece formações para professores, cursos e rodas de conversa, brincadeiras para as crianças e consultorias para escolas ou organizações sobre as relações étnico-raciais.

Tereza Perez – Diretora-presidente da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), lidera diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas redes públicas brasileiras. Nesses 25 anos de atuação da CE CEDAC, esteve à frente de projetos e programas de formação continuada que envolveram aproximadamente milhares de educadores em mais de 900 municípios.

Gestão Escolar 

Beatriz Benedito – Analista de Políticas Públicas no Instituto Alana. Mestra e bacharela em Políticas Públicas e bacharela em Ciências e Humanidades pela UFABC. Atuou como assessora especial na Secretaria de Governo Municipal, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, e no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina.

Lúcia Cortez Santos – Diretora da EMEF Prof. Waldir Garcia, em Manaus (AM), escola referência em Educação Integral em tempo integral e gestão democrática. Educadora e gestora escolar, foi uma das finalistas do Prêmio Educador Nota 10 em 2020. Em 2022, a Waldir Garcia foi reconhecida pelo Prêmio Territórios 2022.

Maria Lucia Valerio Silva – Gestora da EE Indígena Tenente Antonio João, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Formada em Licenciatura em Matemática e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especializada em Gestão Escolar pela mesma instituição.

Patricia Diaz – Diretora executiva da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), é mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela USP. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental antes de se tornar formadora de educadores. Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Pilar Lacerda – Especializada em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG, foi professora de História da Educação Básica por 25 anos. Foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente nacional da Undime. Também foi Secretária de Educação Básica do MEC e diretora da Fundação SM Brasil. Hoje é pesquisadora associada a DGPE/FGV-RJ e consultora nos projetos Museu Nacional e a Cidade Educadora e Rotas e Redes Literárias.

Roberta Panico – Diretora executiva na Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), é mestre em Educação e foi professora em Embu e Taboão da Serra, em SP, onde implantou e coordenou a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Atuou como formadora do programa Parâmetros em Ação e assessorou a Coordenação de EJA do Ministério da Educação (MEC). Coordenou e co-produziu a Proposta Curricular de EJA do 2º segmento do MEC.

Sonia Dias – Doutora em Educação pela USP, é Gerente de Desenvolvimento e Soluções da Fundação Itaú Social. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, organizações não-governamentais, política e gestão educacional, formação de professores e gestores educacionais.

Clima escolar e espaços dentro e fora da escola

Bia Goulart – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestre pela FAU UFRJ, pesquisadora do Grupo Ambiente Educação GAE/FAUUFRJ e membro do Centro de Referências em Educação Integral. Professora do curso de Pós-Graduação Arquitetura e Educação da Escola da Cidade, em São Paulo (SP).

Cláudio Marques Neto – Diretor da EMEF Espaço de Bitita, em São Paulo (SP), que há anos recebe estudantes imigrantes, refugiados e trans, é doutor e mestre em Educação pela USP.

Evelyn Daniel – Socióloga, Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFABC, diretora do Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação de Diadema e coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais.

Joice Lamb – Coordenadora pedagógica EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), e membro da Conectando Saberes. Foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 em 2019 e é referência em gestão democrática.

Miriam Abramovay – Coordenadora do Programa de Estudos e Políticas sobre Juventude, Educação e Gênero: violências e convivência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Tem experiência no campo da Violência Escolar e Juventudes.

Paula Mendonça – Mestranda em Educação na USP, atuou por cerca de 10 anos no Parque do Xingu, com iniciativas voltadas à educação e registro cultural de comunidades indígenas, por meio do Instituto Socioambiental. É parceira do Projeto Território do Brincar na UFJF. Atualmente trabalha como educadora no ensino fundamental e como consultora autônoma desenvolve formação de professores voltada à cultura da infância e à inclusão da temática indígena no currículo escolar, de acordo com a lei n.11.645/2008.

Intersetorialidade

Andrea Ewerton – Doutora em Educação Física pela UFES, Mestra em Lazer pela UFMG e em Gestão Pública pela FLACSO, Perseu Abramo e Especialista em gestão Pública pela UNICAMP, Perseu Abramo. Servidora Pública Municipal e Estadual de Educação e atualmente Diretora de Parcerias no Ministério do Esporte. Pesquisas no tema da Educação Integral no Mestrado e Doutorado, participou durante TD vigência do Mais Educação e compõe os comitês e grupos de trabalho intersetoriais nas gestões de Lula 1, 2, 3 e Dilma 1, 2.

Catarina de Almeida Santos – Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFGO, também é doutora em Educação pela USP e pós-doutora pela Unicamp. Atualmente é professora associada da UnB, integrante do Comitê DF da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Comitê Diretivo da entidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: educação a distância, direito à educação, militarização das escolas, educação superior e qualidade da educação.

Jucie Parreira – Secretário Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR), rede que construiu um território educador para apoiar o trabalho da Educação. É graduado em Ciências Sociais – Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Julia Ribeiro – Mestre em Educação pela UnB, desde 2007 atua como Oficial da área de Educação do UNICEF. Atua principalmente nos seguintes temas: exclusão escolar, qualidade em educação, exclusão social, direito à educação, direitos de crianças e adolescentes.

Juliana Matoso Macedo – Doutoranda em Ciência Política e mestre em Política e Gestão Ambiental pela UnB, atua na área de Direitos Humanos. Desde 2010, tem atuado na área de Políticas Sociais, com ênfase na articulação intersetorial de Políticas Públicas voltadas a crianças e adolescentes em situação de pobreza, sobretudo junto às áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Foi Coordenadora Geral de Articulação Intersetorial no Programa Bolsa Família de 2011 a 2018.

Maria Antônia Goulart – Graduada em Direito pela Universidade de Brasília, é especialista em Educação Integral, inovação, tecnologia e inclusão. Atualmente é coordenadora do MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social e articuladora nacional do Movimento de Inovação na Educação.

Miriam Krenzinger – Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. Fez mestrado e doutorado em Serviço Social a PUCRS. Pós-Doutorado em Antropologia do Direito pela UNB. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Prevenção de Violências, de Educação em Direitos Humanos e do Acesso à Justiça – ESS/UFRJ.

Monica Dias Pinto – Chefe da área de Educação do UNICEF no Brasil e mestre em Educação pela PUC-RJ, tem 25 anos de experiência no Terceiro Setor, tendo trabalhado como Gerente na Fundação Roberto Marinho, onde liderou programas educacionais como o Canal Futura. Na área pública trabalhou no Colégio Pedro II como docente no Ensino Fundamental. Até março de 2022 trabalhou na Seção de Projetos Educacionais da Diretoria de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

Legislação

André Lázaro – Diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana no Brasil. Atuou como diretor e secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC) entre 2004 e 2010. 

Carlos Eduardo Sanches – Mestre em Educação pela PUCPR e doutorando em Educação pela UFPR, foi secretário de Educação no município de Castro (PR), presidente da Undime Nacional e do Conselho Nacional do Fundeb. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná e do Conselho de Governança do Instituto Positivo. Elaborou a matriz de conteúdos e participou da construção da Plataforma Conviva Educação.

Cleuza Repulho – Mestra em educação pela Universidade Mackenzie, foi Secretária de Educação de Santo André e São Bernardo do Campo, Diretora de Políticas do MEC, e três vezes Presidente Nacional da UNDIME. É professora universitária e Diretora de Relações Institucionais do Instituto Gesto. Fundou o Fórum Paulista de Educação Infantil e o Movimento Interfóruns do Brasil. É conselheira de organizações como Instituto ARAPYAÚ, Roda Educativa (antiga CEDAC) e Instituto Rodrigo Mendes e consultora sênior em diversas OSC, como o Centro de Referências em Educação Integral.

Daniel Cara – Cientista político, professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede da sociedade civil que coordenou de 2006 a 2020. Em 2022, integrou o Grupo de Trabalho de Educação do Governo de Transição. É especialista em financiamento da Educação, Violência contra a Escola e políticas para o Ensino Médio. 

Território

Braz Nogueira – Educador com formação nas áreas de Filosofia, Estudos Sociais, História, Pedagogia e pós-graduação em Educação Comunitária. É conhecido pela experiência na EMEF Pres. Campos Salles, localizada em Heliópolis, em São Paulo (SP). Atualmente, é vice-presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) e professor. Tem experiência nas temáticas do Direito à Educação, Cultura de Paz e Educação Comunitária.

Edneia Gonçalves – Socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de Educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. É autora do prefácio do livro Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança, de bell hooks (2021), e de artigos na área de direitos humanos, equidade, relações étnico-raciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Edson Kayapó – Ativista do movimento indígena, ambientalista, historiador e escritor. É doutor em Educação pela PUC-SP, professor do Instituto Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia. É membro titular da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas/UNICAMP. Ainda, curador no MASP e consultor no projeto Àwúre-OIT/MPT.

Eidvane Aparecida Faria Duarte – Membro da equipe diretiva da Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, em Armação dos Búzios (RJ), que foi uma das dez vencedoras da 6ª edição do Prêmio Territórios. Sua iniciativa resgatou a cultura quilombola para integrá-la ao currículo da escola.

Givânia Silva – Quilombola, professora universitária, pesquisadora, cofundadora e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). É uma das principais lideranças e referência nos estudos sobre Educação Quilombola.

Raiana Ribeiro –  Jornalista formada pela PUC-SP, trabalha há mais de 15 anos em pesquisa, produção de conteúdo e gestão estratégica de projetos sociais. Atualmente, é Coordenadora de Programas da Cidade Escola Aprendiz, onde é responsável pela gestão dos programas Aluno Presente, Centro de Referências em Educação Integral e Educação e Território, que visam garantir condições para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do fortalecimento de escolas e cidades como espaços de aprendizado permanente e garantia de direitos.

Rosa Maria Duarte Veloso – Professora de Biologia no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, em Pastos Bons (MA), que realiza atividades científicas no território e a partir de plantas locais.

Vera Santana – Educadora, historiadora pela UFRN e idealizadora da Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, em Natal (RN). Mestra pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, tem experiência no campo da cultura, território educativo e Educação Integral.

Violência contra escola

Andressa Pellanda – Doutora em Relações Internacionais pela USP, é coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala. Pesquisa arquitetura de governança e complexo de regimes da educação, grupos de interesse, advocacy e políticas educacionais, especialmente as temáticas educação política, qualidade, financiamento, processos e atores internacionais da educação e mecanismos de privatização da educação.

Catarina de Almeida Santos – Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFGO, também é doutora em Educação pela USP e pós-doutora pela Unicamp. Atualmente é professora associada da UnB, integrante do Comitê DF da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Comitê Diretivo da entidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: educação a distância, direito à educação, militarização das escolas, educação superior e qualidade da educação.

Daniel Cara – Cientista político, professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede da sociedade civil que coordenou de 2006 a 2020. Em 2022, integrou o Grupo de Trabalho de Educação do Governo de Transição. É especialista em financiamento da Educação, Violência contra a Escola e políticas para o Ensino Médio. 

Leila Rosana dos Santos – Professora na EMEF Profª Nilza Thomazini, em Sumaré (SP), que apostou no protagonismo juvenil para promover o diálogo e a cultura de paz dentro dos muros da escola: são os próprios jovens que oferecem apoio e escuta uns aos outros.

Miriam Abramovay – Coordenadora do Programa de Estudos e Políticas sobre Juventude, Educação e Gênero: violências e convivência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Tem experiência no campo da Violência Escolar e Juventudes.

Educação Profissional e Tecnológica

Acácia Zeneida Kuenzer – Mestre em Educação pela PUC-RS e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP, é professora titular aposentada da UFPR. Foi professora permanente do Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social da Universidade Feevale. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte.

Gaudencio Frigotto – Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV-RJ e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP, é professor associado e aposentado na UERJ. Continua atuando no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação humana como orientador. Titular (aposentado) em Economia Política da Educação na UFF. Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente.

Lucília Regina de Souza Machado – Doutora em Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pela UFMG, é professora titular aposentada da instituição. Também é pós-doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines. Já atuou na Delegacia do Ministério da Educação em Minas Gerais, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004) e como membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio – Conac.

Marise Nogueira Ramos – Mestre e doutora em Educação pela UFF, é pós-doutora em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal. É  professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz). Foi Diretora de Ensino Médio do MEC (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012; 2019-2022).

Sandra de Oliveira Garcia – Mestre em Educação pela UFF e Doutora em Educação pela UFPA, é professora Associada da UEL na área de Políticas Educacionais. De 2003 a 2010 foi Chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. De 2011 a 2014 exerceu a função de Coordenadora Geral do Ensino Médio no MEC.

Silvia Maria Manfredi – Possui graduação pela USP, mestrado pela University of Colorado(1974), mestrado e doutorado pela USP, e pós-doutorado pela Università Degli Studi di Brescia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sindical, História e Movimento Sindical.

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