publicado dia 27/08/2018

Conheça 6 youtubers que dão verdadeiras aulas na internet

por

Muitos dos alunos que estão hoje na Educação Básica cresceram em meio a uma sociedade conectada às novas tecnologias. Foi essa geração que viu surgir uma nova profissão, os youtubers, e isso pode ser usado a favor da educação.

Leia + Projeto propõe aos alunos repensar a tecnologia em sala de aula com perspectiva humanista

Em geral, os youtubers são jovens que dominam um assunto, como videogames ou maquiagem, e publicam vídeos no YouTube falando sobre o tema com uma linguagem descontraída e outros recursos audiovisuais atrativos.

Alguns youtubers se dedicam ainda a adaptar assuntos curriculares de História, Matemática e Biologia para este formato, possibilitando uma nova abordagem para a aprendizagem via internet. Nesta perspectiva, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou alguns canais que podem ser grandes aliados da sala de aula. Confira:

Biologia Total com Prof. Jubilut

Por meio de uma metodologia desenvolvida por sua conta, o professor Paulo Jubilut em seu canal Biologia Total explica conteúdos relacionados à Biologia, ciência, saúde e atualidades utilizando computação gráfica. 

A Matemaníaca por Julia Jaccoud

Julia Jaccoud, que se auto-intitula matemaníana, criou o canal durante seu curso de licenciatura em Matemática. Nele, Julia busca apresentar a “beleza da inutilidade” da ciência, isto é, que a matemática vai muito além de sua aplicabilidade. Para isso, aposta na abordagem que enxerga a matemática como forma de arte. Seus vídeos trazem debates, questionamentos e até desafios para o público solucionar.

Ler antes de morrer

Partindo da premissa de que é possível ler “1001 livros antes de morrer”, a jornalista Isabella Lubrano se dedica a fazer resenhas de clássicos da literatura em seu canal Ler Antes de Morrer, onde há espaço para obras de todo o mundo, principalmente do Brasil.

Canal Nostalgia

Felipe Castanhari traz no Canal Nostalgia capítulos marcantes da história brasileira e mundial, como Chernobyl, a guerra na Síria e a ditadura militar no Brasil, que ganham vida por meio de animações e recursos audiovisuais.

Nerdologia

O canal Nerdologia, dos youtubers Atila Iamarino e Filipe Figueiredo, traz vídeos sobre cultura, tecnologia, história e atualidades — da história do Império Inca à dos smartphones. 

Kurzgesagt – In a Nutshell

Com a proposta de tornar a ciência acessível, o canal do YouTube Kurzgesagt – In a Nutshell explica conceitos e teorias das ciências por meio de animação em vídeos de até dez minutos. Embora o áudio esteja em inglês, é possível ativar as legendas em português.

BÔNUS

Explicando, da Netflix

Embora não seja um canal do Youtube, esta série da Netflix merece destaque pela profundida com que consegue explicar temas da atualidade, como a ascensão das moedas digitais, efeito das drogas e o mundo do K-pop de maneira lúdica e investigativa. Para isso, traz entrevistas com especialistas, fatos históricos, análises científicas, entre outros recursos.

Como aproximar os professores das tecnologias?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.