publicado dia 15/02/2022

Como educar famílias para futuros desafiadores: livro busca caminhos para preparar as novas gerações

por

O livro Como educar famílias para futuros desafiadores, de Rafael Parente e Caio Dib, é fruto de diversas entrevistas com professores, médicos, empreendedores, estudantes, líderes populares, psicólogos e familiares de várias partes do país para refletir sobre como as famílias podem, na prática, ser apoiadas para preparar melhor as crianças e jovens para lidar com as transformações da sociedade e com um futuro que se torna mais imprevisível a cada dia que passa.

Leia + Contato com a natureza ajudou crianças a enfrentarem a pandemia, aponta pesquisa

“A gente precisa aprender a fazer perguntas. No mundo real, pode haver várias respostas certas”, provocou o professor carioca Eduardo Valladares em uma dessas conversas. O livro segue esse princípio: traz olhares diversos sobre essas temáticas e aponta caminhos possíveis para os futuros que viveremos, ao invés de ser um guia com regras a serem seguidas. A educação foi o eixo norteador de todas essas entrevistas, mas temas como trabalho, saúde, equilíbrio financeiro e sustentabilidade também foram discutidos de forma transversal.

“O Como educar famílias fala muito sobre a relação entre famílias, escola e sociedade. Precisamos que todos estejam juntos para uma educação com significado e que faça a diferença na sociedade num futuro próximo”, conta Caio Dib.

A professora Gina Vieira, entrevistada para a obra, complementa: “Minha mãe repetia um mantra pra gente que não estava educando os filhos para ela, mas para lidar com o mundo. Os nossos filhos terão que lidar com o mundo real que, felizmente, é diverso”.

Com leitura leve e rápida, a publicação não traz apenas conceitos ou falas de pensadores. Os entrevistados compartilharam experiências que vivenciam no dia a dia e que podem apoiar famílias e educadores no processo de educação. “Por exemplo: saúde mental é um tema cada vez mais relevante, mas como posso, na prática, ajudar a melhorar a saúde mental dos meus familiares ou alunos? O livro buscou iluminar caminhos”, conta o autor Rafael Parente.

Saiba mais sobre os entrevistados e a obra no site do livro Como educar famílias para futuros desafiadores.

Conheça uma série de jogos africanos simples e divertidos para brincar em casa

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.