publicado dia 05/12/2017

Como as desigualdades educacionais ameaçam o direito à educação integral

por

O Brasil enfrenta altos índices de desigualdades educacionais, que atrasam ou impedem crianças e adolescentes de desenvolverem integralmente todas as suas potencialidades.

Leia + Participe do 3º Seminário Internacional de Educação Integral

Essa disparidade fica clara quando se olha para as diferentes regiões brasileiras. Segundo dados de um estudo de 2017 do Todos Pela Educação, no Sul do País 60,5% dos jovens concluem o Ensino Médio até os 19 anos, enquanto no Norte este índice cai para 36,6%.

Para discutir os desafios da implementação da educação integral diante das desigualdades educacionais, o 3º Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI 2017 reunirá diversos especialistas e educadores em São Paulo, nos dias 12 e 13 de dezembro. As inscrições são gratuitas.

Observando a população e a escolaridade de acordo com a renda, constata-se que o quartil mais rico dos brasileiros completa, em média, 12,5 dos 13 anos obrigatórios de estudo, enquanto o quartil mais pobre completa apenas 8,5.

Estes desafios, no entanto, parecem estar longe de serem resolvidos. Aprovado em 2014, o Plano Nacional da Educação, que determina as diretrizes e metas para a política educacional até 2024, amarga para sair do papel.

Das 20 metas, apenas seis (20%) que deveriam ter sido cumpridas total ou parcialmente até 2017 foram alcançadas. Em relação à meta 6, que diz respeito à garantia de que pelo menos 25% dos alunos do ensino básico estejam matriculados em tempo integral até 2024, foi atingido até o momento a porcentagem de 11,5%, segundo dados de 2016 do Observatório do PNE.

Por uma escola inclusiva

Para Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social, o primeiro desafio para garantir uma educação integral e de qualidade é enfrentar esta realidade, combatendo os mecanismos de exclusão presentes nas redes públicas.

“Temos muitas crianças com deficiência e jovens em conflito com a lei fora da escola, além de altos índices de evasão ou repetência, sobretudo, entre os socialmente mais vulneráveis”, contextualiza.

Anna Helena Altenfelder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, chama a atenção para um segundo desafio: a compreensão do que é a educação integral. “Muitos confundem com tempo integral, mas o conceito de educação integral vai além”, diz.

Embora se fale de educação integral desde o começo dos anos 30 e o conceito esteja presente em legislações como PNE, o desconhecimento permanece.

O primeiro desafio para garantir uma educação integral e de qualidade é enfrentar os mecanismos de exclusão presentes nas redes públicas

O conceito diz respeito ao entendimento de uma educação que garante ao sujeito o desenvolvimento de todas as suas dimensões, não apenas intelectual, mas também física, emocional, social e cultural. A escola em tempo integral, por sua vez, se refere àquela com período de permanência estendido.

Nesta perspectiva, compreender a educação integral para além de uma questão de tempo é essencial. Dannemann alerta para o fato de que apenas aumentar o tempo do aluno na escola não é a solução para as desigualdades educacionais: é preciso oferecer espaços e atividades que favoreçam as potencialidades do estudante.

Nesse sentido, escola e comunidade entram como atores para a construção de um projeto coletivo de educação. “Quando uma escola atua em conjunto com a comunidade, ela é mais forte. Por isso, é preciso diversificar espaços, conteúdos e agentes para implementar a educação integral”, aponta Dannemann.

Altenfelder reitera ainda a importância de pensar a integração entre cultura e educação para a garantia desse direito. “A ampliação do repertório cultural é importante para o desenvolvimento da identidade e pertencimento ao território. Há um campo de possibilidades enorme que muitas vezes não é explorado pela escola”, diz.

Os desafios da implementação

Além de cobrar maior investimento e o cumprimento das legislações educacionais, um caminho para combater as disparidades no acesso à educação integral é proporcionar ambientes e situações onde o estudante entre em contato com manifestações culturais presentes no território. Desta maneira, cria-se um vínculo com aquele espaço ao mesmo tempo em que se oferece outras formas de aprendizagem.

Anna Altenfelder, do Cenpec, lembra que a implementação da educação integral na prática pode gerar muitas dúvidas e conflitos, e que precisa ser feita de maneira cuidadosa para não agravar as desigualdades educacionais.

“Em estudos que fizemos, muito jovens não enxergam a escola de tempo integral como sendo para eles, porque precisam trabalhar, principalmente, quando chegam ao Ensino Médio“, explica Altenfelder. Segundo dados do Censo Escolar, a taxa de evasão na etapa supera 12%.

Na outra ponta, é comum gestores acreditarem que trazer a educação integral para a escola vai implicar em um grande aumento de custo. No entanto, escolas públicas de estados brasileiros com baixo IDH e que implementaram essa modalidade provam que a modalidade é possível.

Pernambuco e Acre conseguiram fazer uma política de implementação interessante e ampla, e em vários territórios de alta vulnerabilidade. Existem jeitos de minimizar as possíveis dificuldades de acesso e permanência em escolas de educação integral, que também podem ser em tempo integral, desde que seja feito com cuidado e em diálogo com todos os envolvidos”, explica Altenfelder.

ONU aponta desafios para a educação brasileira

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.