publicado dia 04/08/2023

Começa o último dia de seminários sobre Educação Integral em Cuiabá (MT)

por

🗒️ Resumo:

Cuiabá (MT) é sede de dois encontros (03 e 04/08) do ciclo de seminários do Programa Escola em Tempo Integral, que serão realizados pelo Ministério da Educação (MEC) nas cinco regiões brasileiras.

No primeiro dia, especialistas conversaram sobre a articulação das etapas e modalidades na Educação Básica, a Educação Infantil e a arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Educação Integral.

O segundo encontro vai discutir do Ensino Fundamental e Médio e os territórios. Todos os debates contarão com transmissão ao vivo no canal do YouTube do MEC.

Nesta sexta-feira (04/08) acontece o segundo e último dia da etapa Centro-Oeste do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em tempo integral”.

Organizados pelo Ministério da Educação (MEC), os encontros acontecem em Cuiabá (MT), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da pasta.

Acompanhe, abaixo, as discussões na íntegra: 

O dia começa com o painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”.

O debate contará com a mediação de Fátima Thimóteo e os painelistas Tereza Perez, Andrea Santos, Patrícia Coutinho, Sandra Limonta e Marcela Rezende Guimarães Martins.

Leia + Educação Integral como reparação histórica, equidade e currículo marcam painel do MEC em Cuiabá (MT)

No período da tarde, as discussões avançam para a última etapa da Educação Básica, com o painel Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio  Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”.

Integram o debate Valdirene Alves, Alessandra Thomaz, Danielle Araújo Ferreira Marques e Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp.

Para encerrar o ciclo de seminários na região Centro-Oeste, acontece o painel “Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”, no período da noite.

Tereza Farias, coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC, vai mediar a conversa com Ariela Doctors, Mariana Filizola e Alelis Izabel de Oliveira Gomes.

Programa Escola em Tempo Integral 

Ciclo de seminários do MEC sobre Educação Integral

Conferência de abertura do ciclo de seminários ocorreu no dia 01/08. Na foto, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.

Crédito: Angelo Miguel/MEC

A realização dos seminários integra o plano estratégico do Programa Escola em Tempo Integral. Aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31/07, o programa visa expandir as vagas em tempo integral na Educação Básica.

Leia + Educação Integral: mais tempo na escola para quê? 

A adesão é voluntária aos munícipios e estados e contempla toda a Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Com previsão de investimento de R$ 4 bilhões para estados e municípios ampliarem a jornada na Educação Básica. A expectativa é de atingir 3,2 milhões de matrículas até 2026.

Outro objetivo do programa é cumprir o que determina o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei 13.005/2014) no que diz respeito à Educação Integral. De acordo com a Meta 6, o Brasil deveria oferecer tempo integral em 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos estudantes da Educação Básica.

Próximos encontros acontecem em Belém (PA) 

Em agosto, as discussões acontecem na região Centro-Oeste e Norte. Após a conferência de abertura em Brasília (DF), no dia 01/08, e dos encontros em Cuiabá, nos dias 03 e 04/08, o ciclo de seminários segue para Belém (PA), nos dias 23 e 24/08.

Leia + MEC promove ciclo de debates sobre Programa Escola em Tempo Integral

Em setembro, o debate será em Recife (PE), nos dias 13 e 14/09, e em Porto Alegre (RS), em 27 e 28/09. No mês seguinte, os encontros serão em Diadema (SP), nos dias 04 e 05 de outubro. O evento será finalizado em Brasília (DF), no dia 09/10.

O objetivo dos debates é reunir subsídios para a elaboração de um documento nacional com os princípios e orientações da educação integral em tempo integral para todas as etapas e modalidades na educação básica. Dessa forma, o ciclo de seminários passará por todas as cinco regiões do país, entre agosto e outubro.  

Escola em Tempo Integral: conferência inaugura ciclo de seminários do MEC sobre Educação Integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.