publicado dia 16/03/2020

5 livros sobre sustentabilidade para crianças

por

As hortas na escola, coletas seletivas, passeios pelas áreas verdes e rodas de debate podem ser bons meios para ensinar sobre sustentabilidade para crianças. Mas os livros também têm seu papel nessa tarefa: instigam a imaginação e movem o lado sensível e emocional dos pequenos. Mobilizando diferentes meios de abordar esse assunto, garante-se uma compreensão mais profunda sobre o tema, bem como o desenvolvimento integral dos estudantes.

Leia + Por meio da mediação de leitura, iniciativa valoriza saberes tradicionais na Amazônia

A escritora Lina Rosa é uma das pessoas engajadas nessa tarefa. Autora do livro Bichos Vermelhos, ela promoveu diversas rodas de leitura com crianças em escolas públicas e particulares. “Muitos desses bichos as crianças nunca viram, e vejo que há um afastamento de muitas delas em relação à natureza, mas também uma vontade de se reconectar”.

Mais do que isso, explica a autora, as crianças começaram a compreender que esses bichos devem viver em liberdade. “Quanto mais cedo mostramos para as crianças a beleza e a importância da natureza, mais fácil é para conscientizá-las sobre a necessidade de preservar o meio ambiente”.

Confira uma lista de livros que podem ajudar na tarefa de ensinar sustentabilidade para crianças:

Confira uma lista de livros sobre sustentabilidade para crianças.

Bichos Vermelhos, de Lina Rosa, Editora Aletria

A autora escolheu 20 animais brasileiros que constam na “lista vermelha”, o ranking de alerta da União Internacional para Conservação da Natureza de Espécies Ameaçadas de Extinção, e criou uma pequena história sobre cada um. Os contos são sensíveis e imaginativos e, de maneira leve, alertam sobre a necessidade de preservação e os perigos que correm as espécies, também mostrando a riqueza da fauna brasileira. Ao final da obra, há ainda uma ficha técnica sobre os animais, que pode servir como ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada com as crianças.

Antes Depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Editora WMF Martins Fontes

O livro funciona em ilustrações sequenciais. Em uma página, um campo vazio, na outra, um jardim florescendo. Em uma, uma floresta frondosa, na outra, uma grande metrópole tomada de prédios. A partir desta proposta, a história faz pensar sobre os ciclos naturais e o impacto de nossas ações para a saúde do mundo natural.

Confira uma lista de livros sobre sustentabilidade para crianças.Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças, de Dennis Driscoll e Michael Driscoll, Editora Panda Books

A escassez da água, a má qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, as espécies de animais em extinção, a produção de energia eólica, o aquecimento global e a reciclagem são alguns dos temas abordados pela obra.

A cada tópico, o livro traz experimentos científicos que podem ser trabalhados durante o ano escolar ou pelos familiares, em casa, como aprender a dessalinizar a água, a fazer um comedouro de aves com material reciclado ou a cultivar uma árvore.

Confira uma lista de livros sobre sustentabilidade para crianças.Livro Vermelho das Crianças, de Luciene de Assis, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Com desenhos de crianças de diversas regiões do Brasil, o livro conta histórias de 50 animais ameaçados de extinção no Brasil. Tem bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba, reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys. Desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015, o Livro Vermelho das Crianças pode ser baixado gratuitamente.

Confira uma lista de livros sobre sustentabilidade para crianças.Será que eu compro?, de Rosana Jatobá, Editora Plano B

Nesta obra, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo, como a feira de trocas. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais.

Para descobrir o prazer da leitura na escola

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.