Quem somos

logo-ei-altaO Centro de Referências em Educação Integral promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil.

O Programa é uma iniciativa de organizações governamentais e não governamentais de diversas regiões brasileiras. Sua gestão é realizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), AVANTE – Educação e Mobilização Social, Roda EducativaCenários Pedagógicos, British Council, Instituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação Vale, Cenpec, Oi Futuro, Unesco, Fundação Santillana, Fundação Gol de Letra, Unicef, FLACSO e as consultoras Pilar Lacerda e Cleuza Repulho.

Para contribuir com a gestão de políticas públicas de Educação Integral no país, o Centro de Referências atua a partir de duas frentes de trabalho:

Articulação e Incidência Política: mobilização e articulação de agentes chave, temas e fóruns estratégicos para a defesa e promoção da agenda de educação integral no país e produção de conteúdo.

Pesquisa e Desenvolvimento metodológico: pesquisa e desenvolvimento de processos e instrumentos que apoiem as redes municipais e estaduais na formulação e gestão de políticas de educação integral. Tal eixo ancora-se no Educação Integral na Prática, no Educação Integral nas Infâncias e na metodologia Currículo na Educação Integral.

Acesse o posicionamento das organizações parceiras do programa.

Além de terem sido elaborados com base na experiência concreta de salas de aula, escolas e secretarias de educação, o acervo metodológico do Centro de Referências em Educação Integral é disponibilizado gratuitamente para a sociedade brasileira, podendo ser utilizado, modificado e qualificado à medida que encontra novos contextos.

Conheça algumas das ações desenvolvidas

Plataforma www.educacaointegral.org.br

O programa conta com uma plataforma virtual de atualização diária em que são produzidos e divulgados materiais de formação, experiências, metodologias para apoio a escolas, equipes de secretarias e organizações da comunidade, reportagens sobre o tema, além de um glossário e de uma agenda com eventos pertinentes à proposta.

Por fim, produz ainda sites e reportagens especiais para discutir temáticas caras à agenda em maior profundidade. É o exemplo do Especial Escolas de Educação Integral, que mapeia práticas de escolas públicas pelo Brasil, e do Educação Integral: mais tempo na escola para quê?, que explica como a Educação Integral concebe a ampliação da jornada escolar, garantindo inclusão e equidade.

Há também a série Educação Decolonial: O futuro da escola é ancestral, que apresenta um retrato de experiências de transformação da Educação a partir das ancestralidades africanas, afro-brasileiras e indígenas, e o especial sobre Exclusão Escolar, que reúne estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e de garantia do direito à educação no Brasil. 

Além do site, o Centro de Referências mantém uma página no Facebook, uma conta no YouTube, um perfil no Twitter e um no Instagram.

Educação Integral Antirracista

Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: Uma contribuição da sociedade civilA publicação gratuita Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil, lançada pela Cidade Escola Aprendiz, Roda Educativa e Ação Educativa, com apoio da Porticus e outras organizações e movimentos sociais, traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes.

Voltado para equipes de Ministérios, Secretarias e Diretorias de Educação, e da gestão escolar, o material resgata conceitos e práticas da Educação Para as Relações Étnico-Raciais, Educação Escolar Quilombola e Indígena, bem como das leis n.º 10.639/03 e 11.645/08, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica, para pensá-los diante da concepção de Educação Integral.

Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas e Programas Municipais de Educação Integral

Desenhado para ser um guia prático e utilizado como instrumento de planejamento e formação, o Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas e Programas Municipais de Educação Integral é uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, em diálogo com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e apoio da Fundação Itaú.

O material traz uma breve discussão teórica sobre a Educação Integral, bem como dados técnicos, referências práticas e indicações de materiais capazes de apoiar de forma prática o dia a dia da gestão escolar e das redes.

Ao final de cada seção, há indicações de atividades e reflexões que podem subsidiar a escrita do documento da política dos municípios, assim como ser debatidas nos momentos de formação, como forma de consolidar os aprendizados.

Educação Integral Na Prática

O site reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download com o objetivo de apoiar os gestores educacionais de secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.

Todos os conteúdos são disponibilizados gratuitamente e foram construídos com base na experiência de estados e municípios que implementaram com sucesso políticas e programas de educação integral.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/na-pratica/

Currículo na Educação Integral

Apoiar redes e escolas a construírem coletivamente seus documentos curriculares e práticas pedagógicas à luz da Educação Integral é o objetivo dos conteúdos reunidos nesta plataforma, fruto de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e o British Council.

O material apresenta os fundamentos teórico-práticos do currículo na Educação Integral e uma proposta formativa construída a partir da experiência desenvolvida pelo Centro de Referências em Educação Integral no município de Tremembé (SP) ao longo de 2018.

A fim de explorar as áreas de conhecimento, a plataforma apresenta Caminhos para a BNCC de Língua InglesaCaminhos para a BNCC de Ciências Naturais. Há, ainda, novos referenciais para avaliar políticas e programas de Educação Integral.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/curriculo-na-educacao-integral/

Seminário Educação Integral em Debate

Todos os anos, o Centro de Referências em Educação Integral reúne especialistas, educadores(as) e estudantes para discutir temas centrais para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos e de toda a comunidade escolar. Confira a última edição:

Formações

Com base no Na Prática, o Centro de Referências iniciou, em junho de 2015, um programa de formação e assessoria a secretarias municipais e estaduais pelo Brasil. Com a colaboração de parceiros, o programa apoiou a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a  Secretaria de Estado de Educação de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga (MG). Desde 2018, o programa apoia a secretaria municipal de Educação de Tremembé (SP), de Arari (MA) e de oito municípios do Rio Grande do Norte a desenvolverem suas políticas de educação integral.

Ainda nessa frente, o programa realiza formações específicas – presenciais e a distância – para professores e equipes escolares em práticas pedagógicas inovadoras e implementação de processos de gestão participativos e democráticos, envolvendo toda a comunidade escolar. Este foi o caso da formação nas escolas NAVE Rio e Recife, das escolas SESI de Ensino Médio em cinco estados brasileiros e a formação das equipes de organizações sociais como a Liga Solidária, em São Paulo.

O programa já formou mais de 2.000 professores e gestores e desenvolveu 15 cursos presenciais e a distância.

Apoio à produção de informação

O Centro de Referências ainda apoia a imprensa e pesquisadores no debate sobre educação integral e seus temas relacionados.  Para tanto, além do atendimento direto nos canais de comunicação do programa, é possível acessar um banco de pessoas e instituições especialistas  que discutem a temática, formando uma rede de colaboradores para a agenda.

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