Ensino-aprendizagem As relações de ensino-aprendizagem na escola pressupõem que todos ensinam e todos aprendem, e que são sujeitos com uma história e individualidade próprias
Escola da Ponte Conheça a proposta inovadora da Escola da Ponte, em Portugal, que dispensa salas de aula, provas e disciplinas na formação humana e cidadã de suas crianças e adolescentes
Estudante A educação integral tem como objetivo final o desenvolvimento deste estudante em suas diversas dimensões – intelectual, afetiva, corporal, social e simbólica e, para tanto, precisa apoiá-lo a conquistar sua autonomia.
Etnomatemática A Etnomatemática consiste nas diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais.
Experimentação Também chamada de educação “mão na massa” ou maker, a experimentação visa um maior protagonismo estudantil na construção do seu conhecimento
Formação de educadores na Educação Integral Nessa perspectiva, todos os profissionais da educação devem poder refletir sobre suas concepções e ideias acerca da educação, possibilitando as mudanças necessárias à implementação de propostas voltadas ao desenvolvimento integral.
Gamificação A gamificação aplicada à educação consiste em uma abordagem pedagógica que utiliza a arquitetura, mecânica e outros elementos dos jogos.
Gestão Democrática A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola.
Gordofobia Conheça mais sobre o conceito da gordofobia, sua relação com o racismo e como as escolas podem contribuir para seu enfrentamento