Projeto garante espaço de alunos junto à programação radiofônica de Horizonte, no Ceará

Publicado dia 20/01/2014

Iniciativa: Juventude na Comunicação – Radioescolas de Horizonte

Pública ou Privada: pública

O primeiro contato das escolas da rede de Horizonte, município do Ceará, com os equipamentos radiofônicos começou em 2008, a partir do Projeto Eu sou Cidadão, Amigos da Leitura. A iniciativa, da Secretaria Municipal da Educação, tinha como objetivo trabalhar os valores e direitos da infância por meio do rádio, motivo pelo qual equipou dez unidades escolares.

dsc07744 (1)

Cerimônia de fusão entre os projetos.              Créditos: Divulgação

A mobilização junto aos alunos foi positiva e a ação ampliada para 13 escolas, com o nome: Juventude na Comunicação – Radioescolas de Horizonte. Por meio do olhar voltado aos direitos e deveres da infância e da adolescência, a iniciativa tem como objetivo contribuir com a promoção da democracia, da liberdade de pensamento, da responsabilidade social, da autonomia e do protagonismo juvenil.

Os estudantes foram envolvidos na produção de programas de rádio. Cada escola participante ganhou espaço para criar e veicular sua peça radiofônica no intervalo entre as aulas. Essa dinâmica se manteve até 2011, quando o projeto conseguiu uma parceria junto à radio local, a Horizonte FM (104,9). Com isso, além do diálogo estabelecido no interior das escolas, esses jovens tornaram-se propulsores de uma comunicação ativa com os ouvintes, em horários fixos: todas as terças e quintas, das 15 às 16h.

Sintonizando

Para apoiar as atividades, o projeto oferece oficinas de formação aos grupos participantes. Uma vez por mês, a equipe da Secretaria Municipal  de Educação envolvida com a iniciativa recebe os estudantes. As escolas são atendidas em esquema de rodízio e, cada uma delas, conta com uma equipe de quatro alunos e um articulador pedagógico.

A ideia é promover o acompanhamento das atividades e um planejamento capaz de potencializar o rádio como uma ferramenta educativa e de diálogo entre alunos, professores, escolas e comunidade.

Além disso, há as oficinas realizadas nas escolas. Nesse momento, os grupos são convidados a pensar nas temáticas que serão levadas para a rádio, além de serem envolvidos em um processo de revisão das produções, o que os ajuda a se apropriarem dos conteúdos.

Confira um vídeo de apresentação dos alunos participantes do projeto Juventude na Comunicação – Radioescolas de Horizonte:

Início e duração: De 2011 até os dias atuais.
Local: município de Horizonte, Ceará.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação.
Envolvidos e parceiros: comunidade e escolas da rede municipal.
Financiamento:  Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura.

Principais resultados

A iniciativa já envolveu mais de 140 jovens na produção de programas que tiveram como temas: gravidez na adolescência, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros. Os alunos também adquiriram mais autonomia ao pesquisar sobre as temáticas e entrevistar especialistas em cada assunto, o que vem contribuindo com o rendimento escolar.
Além disso, os estudantes já puderam participar de alguns eventos como o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, Fórum Selo Unicef 2012 e II Seminário Latino-americano de Rádio e Educação, no mesmo ano.

Contatos:
Tel: (85) 3336-6090
Blog: http://educahorizonte.wordpress.com/

7 experiências em que o rádio vira educação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.