Pathways to Education: programa apoia jovens a permanecerem na escola

Publicado dia 02/07/2014

Iniciativa: Pathways to Education

Pública ou privada: Terceiro Setor

sala de aula_caderia_vazio_evmaiden_hl

Descrição: O problema da evasão escolar se faz presente no Canadá, assim como no Brasil e em grande parte do mundo. No país, é comum que jovens de comunidades vulneráveis acabem deixando a escola antes de terminar o ensino médio, processo que, além de afetá-los individualmente, acaba impactando as comunidades pela pouca qualificação do setores produtivos, acesso e distribuição de renda e uso dos recursos públicos.

Saiba +: Reggio Emilia: escolas feitas por professores, alunos e familiares

Diante desse cenário, em 2001, nasceu o Programa Pathways to Education (Caminhos para a Educação) com o objetivo de apoiar os jovens até sua formação e prepará-los para a transição ao ensino superior. Com apoio acadêmico, financeiro, social e de direitos para o desenvolvimento integral da juventude, a iniciativa atua em 16 comunidades canadenses, com programas em Ontário, Quebec, Nova Scotia, Manitoba e Colúmbia Britânica.

O início da história

O Programa Pathways to Education nasceu da observação do trabalho realizado pelo Regent Park Community Health Centre (Centro Comunitário de Saúde do Regent Park): uma organização sem fins lucrativos que se propõe a melhorar a qualidade de vida de comunidades residentes na área da região. A instituição atuava com projetos para oferecer condições de educação, saúde, moradia, trabalho e outras necessidades a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esse processo evidenciou uma característica que chamou a atenção da então diretora executiva do Regent Park Community Health Centre, Carolyn Acker, e do primeiro diretor do Programa Pathways to Education, Norman Rowen, e deu início a uma parceria entre eles. O dado era que as crianças das comunidades atendidas acabavam por se tornar médicas, enfermeiras, assistentes sociais e agentes comunitárias, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo centro nas comunidades.

Com isso posto, ficava mais do que evidente de que para garantir o pleno desenvolvimento das crianças era necessário olhar para além do espectro escolar, já que muitos ofensores do processo educativo se localizavam fora desse ambiente, entre as próprias comunidades. Essa se tornou então a principal força motriz do Programa Pathways to Education, que organizou primeiramente pesquisas sobre o território de Regent Park.

Pesquisa-ação

Os primeiros estudos sobre a população revelaram um índice de evasão escolar de 56%; a situação ficava ainda pior junto aos filhos de pais solteiros ou de imigrantes, que sustentavam índice de 70%. Por trás desses números, uma situação permanente de violência entre os jovens, geralmente envolvidos com gangues, uso de drogas e manipulação de armas de fogo.

Leia também: Escola Pernambucana de Circo insere juventude nas artes circenses

Tomando como base entrevistas com os próprios jovens e seus familiares, e outras instituições da comunidade, como as escolas, o Programa Pathways to Education com o intuito de oferecer apoio para que a juventude possa trilhar o caminho da aprendizagem. Nesse contexto além de considerar os alunos, para os quais oferecem apoio acadêmico, financeiro, social e de direitos, olha também para a comunidade fazendo-a igualmente responsável por este percurso educativo.

A metodologia

Créditos: divulgação

Créditos: divulgação

O programa oferece aulas e atividades extra-curriculares após o horário regular da escola. As atividades de tutoria são oferecidas por voluntários que são recrutados e treinados pela equipe pedagógica do programa.

Os estudantes podem contar com quatro tipos de atendimento: suporte acadêmico – em que voluntários prestam atendimento (reforço) nas matérias acadêmicas; suporte social – voluntários criam grupo de apoio para o desenvolvimento de habilidades, resolução de problemas e planejamento de carreira; suporte financeiro – membros escolares e outros parceiros apoiam na redução de barreiras que possam prejudicar a conclusão do ensino; tutoria um a um – em que a ideia é apoiar os alunos a terem sucesso na escola, em casa e junto à comunidade, a partir do conhecimento de seus direitos.

A ideia é que cada aluno possa tirar proveito da relação com os pais e voluntários, que podem ser conselheiros, advogados, assistentes sociais ou mediadores, e que têm como função orientá-los durante o processo de ensino e aprendizagem e deixá-los cientes das responsabilidades de cada diante do processo.

A comunidade é inserida no processo por meio da assinatura de um contrato de corresponsabilização pela frequência dos jovens nas aulas. Além disso, os familiares recebem  bilhetes ou vouchers de almoço, além de uma bolsa de 4 mil dólares para custear os gastos com o ensino superior de seus filhos e participam de tutorias que têm a função de aproximá-los dos alunos, das escolas e do próprio programa.

O processo é constantemente avaliado e monitorado para que sejam elencadas possibilidades de melhorias constantes.

Início e duração: de 2001 até os dias atuais.
Local: Canadá
Responsáveis: Pathways to Education.
Envolvidos e parceiros: The Counselling Foundation e The Ontario Trillium Foundation

Principais resultados

O Programa Pathways to Education vem se consolidando como um movimento coletivo em prol da educação. São benefícios da iniciativa a redução da evasão escolar e a redução de custos governamentais para a manutenção de crianças e adolescentes na vida escolar.

A partir de parceria com com governos, agências de bem-estar social e centenas de voluntários, que partilham o seu talento e sabedoria, o Pathways está ajudando a quebrar o ciclo de pobreza e permitir estratégias para uma mudança social a longo prazo.

Especificamente nas comunidades de Regent Park e entorno se fala da redução de 70% na taxa de abandono escolar, e crescimento de 20% para 80% no atendimento ao ensino superior, para os graduados pelo programa. Com média de inscrições de 85%, a iniciativa foi replicada para outros territórios canadenses, movimento que começou a se delinear a partir de 2005.

Um estudo dos impactos a médio e longo prazo do programa, levaram os fundadores a enxergar que, ao eliminar as barreiras que afastam os jovens das comunidades de baixa renda das escolas, seu desempenho acadêmico pode ser o mesmo ou até melhor do que aquele que têm melhores condições para tanto. Outra constatação foi a de além de reduzir os custos governamentais com a oferta dessa educação, a cada dólar investido por aluno, a comunidade recebia o equivalente a 24 dólares em investimento social.

Foi então que, em 2007, o programa abriu suas portas para comunidades de Ontário, Quebec, Nova Scotia, Manitoba e Colúmbia Britânica. A iniciativa tem por objetivo dar continuidade ao trabalho de investimento escolar e comunitário, a partir de um trabalho de corresponsabilização em que fique claro que a comunidade não abandonará os caminhos dos jovens.

Atualmente, o programa envolve mais de 4 mil jovens de comunidades de baixa renda. A expectativa é que, até 2016, esse número chegue a 10 mil entre ex-alunos e novos integrantes.

Contatos:
Pathways to Education Canada
439 University Avenue, 16th Floor
Toronto, ON  M5G 1Y8
Telefone: 416 646 0123
Email: cryan@pathwayscanada.ca
Site: www.pathwaystoeducation.ca/en/about-us/pathways-model

Escola

Escola argentina de ensino médio encara desafio da diversidade social e da inclusão