publicado dia 22/08/2022

Venha conversar sobre a Educação no centro do debate das Eleições 2022

25/08/2022

A Hora do Intervalo de agosto, que acontece na quinta-feira 25, das 16h às 17h (horário de Brasília), pelo perfil do Centro de Referências em Educação Integral (CR) no Instagram, vai abordar a importância da Educação estar em foco durante as Eleições 2022.

Leia + Agenda 227 leva aos presidenciáveis 148 propostas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

A conversa marca o aquecimento para o lançamento do especial “Educação no Centro do Debate das Eleições 2022″, que será divulgado em setembro. Criado pelo CR, o especial vai analisar em profundidade cada uma das dez propostas de Educação do “Plano País para a Infância e a Adolescência – Síntese das propostas”, documento elaborado pela Agenda 227.

Essas propostas foram construídas pelas mais de 150 organizações que compõem a Agenda 227, um movimento apartidário de luta para colocar os direitos das crianças e dos adolescentes no centro do debate público, como determina o artigo 227 da Constituição Federal.

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” – Artigo 227, Constituição Federal.

A partir da análise dos principais avanços e retrocessos desde 2015 até 2022 registrados nos direitos das crianças e dos adolescentes, os problemas históricos no campo e os impactos da profunda crise deixada pela pandemia do Coronavírus e a gestão que foi feita dela, a Agenda 227 criou 22 Grupos de Trabalho e desenvolveu o documento “Plano País para a Infância e a Adolescência” com 148 propostas para enfrentar este cenário.

Além da Educação, há propostas para as áreas de Inclusão; Cultura, Esporte e Lazer; Saúde e Segurança Alimentar; Enfrentamento a Desigualdades, Pobreza, Saneamento Básico e Cidades Sustentáveis; Família, Comunidade e Acesso à Justiça; Enfrentamento das Violências e Socioeducação; Povos e Comunidades Tradicionais, Migrantes e Minorias; Agenda Racial, de Gênero e de Diversidade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Comunicação e Inclusão Digital e Parcerias Multissetoriais e Cooperação Global.

Para conversar sobre a Agenda 227, as propostas para a Educação e por que é fundamental que elas estejam no centro do debate das eleições, a Hora do Intervalo vai receber duas especialistas que fazem parte do GT de Educação da Agenda 227, coordenado pelo Centro de Referências em Educação Integral.

Uma das convidadas é Giselle dos Anjos Santos, pesquisadora no CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Estudos de Gênero e Teoria Feminista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Graduada em História pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora do livro “Somos todas rainhas” (2012) e coautora do livro “Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe: Deudas de igualdad” (2018), organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e publicado no Chile e no Brasil.

A outra especialista é Luiza Corrêacoordenadora de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes, organização que recentemente lançou a publicação “Recomendações de Políticas de Educação Inclusiva para Governos Estaduais e Federal”, que também será debatida no evento virtual. Luiza também é Doutora em Direito pela USP e especialista em desenho instrucional, é responsável por produzir dados, informações e conhecimento que apoiem o avanço da educação inclusiva no país e garantir que essas informações sirvam para uma melhoria nas políticas públicas relacionadas à educação inclusiva.

Para participar, basta acessar o Instagram do CR no dia e horário do evento e mandar suas perguntas!

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre Educação no Centro do Debate das Eleições 2022

Quando

25/08/2022 entre 16:00 e 17:00

Onde

Pelo Instagram: @cr.educacaointegral

Ex-ministro, Renato Janine defende que Brasil supere projeto de desigualdade e retome investimentos na educação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.