publicado dia 16/11/2021

Prêmio vai reconhecer boas práticas de enfrentamento à evasão escolar; participe

De 20/01/2022 até 31/07/2022

TAGS:
WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

A Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com o Instituto Unibanco, lança o Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica.

Leia + Territórios em Rede: projeto realiza busca ativa e mobiliza cidades contra a exclusão escolar

Embora a evasão escolar na rede pública seja um problema histórico na sociedade brasileira, ele vem se agravando diante da pandemia, e é uma questão que atinge majoritariamente as crianças e os adolescentes em condição de vulnerabilidade.

É por isso que o Prêmio tem por objetivo mapear boas práticas de enfrentamento à evasão escolar, ou seja, aquelas atentas aos recortes de raça, gênero, territórios rurais, de povos e comunidades tradicionais e de pessoas com deficiência, a fim de valorizá-las, apoiá-las e disseminá-las.

Podem se inscrever secretarias, escolas e organizações estudantis de todas as regiões do país. As inscrições poderão ser feitas entre 1 de fevereiro e 31 de março, e o resultado será divulgado em 15 de maio.

Premiação e cronograma

A premiação está dividida em três eixos e serão escolhidas três iniciativas de cada um dos eixos:

  1. Gestão Educacional: monitoramento de indicadores educacionais; orientação e acompanhamento das escolas; metodologias de busca ativa. Premiação: Certificação de Secretaria Promotora de Equidade Racial;
  1. Gestão Escolar: monitoramentos da evasão escolar; estratégia de busca ativa; comunicação com as famílias; acompanhamento de estudantes. Premiação: Kit Multimídia com projetor, computador, tela, caixa de som e microfone;
  1. Estudantes (grêmios, coletivos e entidades): ações de comunicação entre pares; ações de acolhimento de estudantes evadidos. Premiação: Kit Rádio escolar.
Etapas Prazo
1) Divulgação ampla e nacional do edital do Prêmio Estratégias de Equidade Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica. 20 de Janeiro de 2022.
2) Período de inscrições das secretarias, escolas e organizações estudantis. 01 de fevereiro a 31 de março de 2022.
3) Seleção de iniciativas premiadas. 01 a 30 de abril de 2022.
4) Divulgação dos resultados. 15 de maio de 2022.
5) Gravação de documentário sobre as boas práticas selecionadas. 20 de maio a 30 de junho de 2022.
6) Evento de premiação das Boas Práticas. Junho de 2022.
7) Composição do Banco de Boas Práticas. 16 de maio a julho de 2022.
8) Divulgação do Banco de Boas Práticas na área de educação do Portal Geledés e do Observatório da Educação do Instituto Unibanco. Julho de 2022.

O quê

Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica

Quando

De 20/01/2022 até 31/07/2022

Inscrições

01/02/2022 - 31/03/2022

Exclusão escolar e trabalho infantil na pandemia: como enfrentá-los?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.