6° Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Publicado dia 09/06/2022

Intencionalidade Educativa

A intencionalidade educativa é definida, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)como intervenções pedagógicas planejadas e implementadas a fim de promover aprendizagens e desenvolvimento integral.

É essa intenção que dá sentido a toda ação, fala, decisão, organização dos espaços e propostas, permitindo que o educador ou educadora saiba o porquê do que faz e o que deseja alcançar.

Ela deve estar pautada em certa concepção de educação, de infâncias e adolescências, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, e considerar os tempos, espaços, as pessoas e os saberes envolvidos.

imagem

A intencionalidade educativa norteia o trabalho pedagógico dos educadores e educadoras.

Crédito: iStockphoto

Para a Educação Integral e também a BNCC, a intencionalidade educativa deve ter como norte incentivar os sujeitos a conhecerem a si, ao outro, as relações com a natureza, com a produção científica e com a cultura, formando crianças, adolescentes e adultos para a vida cidadã coletiva e consciente dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente.

Algumas perguntas possíveis para definir a intencionalidade pedagógica de uma proposta são: Quem está propondo a ação e para quem? Com quais objetivos? Quais são as aprendizagens esperadas? O que as crianças e adolescentes já trazem de conhecimentos e habilidades? Quais estratégias serão utilizadas para promover as aprendizagens? Como vou observar e registrar se os objetivos foram atingidos?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.