publicado dia 26/01/2022

Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas abre inscrições; participe

De 26/01/2022 até 28/04/2022

A WWF-Brasil e o Quero na Escola lançaram em 26 de janeiro uma competição colaborativa para promover a cultura e a vivência de restauração a partir da comunidade escolar: a Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas. A inscrição, que está aberta até 16 de março, é gratuita e pode ser feita por meio do site oficial.

Leia + Contato com a natureza ajudou crianças a enfrentarem a pandemia, aponta pesquisa

Podem participar estudantes de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. “Falar de restauração da natureza é uma mudança de paradigma. Muitos de nós adultos ainda estamos nos acostumando a conservar, por isso é importante que a gente consiga partir dos jovens que fatalmente vão lidar com isso e podem criar novas soluções”, diz Cinthia Rodrigues, cocriadora do Quero na Escola.

A Olimpíada vai mostrar de forma prática as razões para regenerar tanto a natureza quanto a conexão das pessoas com ela e, assim, restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta. Os participantes também terão contato com formas de restaurar e incentivo para criar e experimentar possibilidades.

imagem

A Restaura Natureza traz 20 planos de ação para inspirar os jovens a colocar a mão na massa.

Crédito: Thamires Santiago/WWF-Brasil

“É preciso restaurar a natureza e a nossa relação com ela. A Restaura Natureza nasce porque reconhecemos a importância da comunidade escolar como ponto de partida para a mudança da relação da sociedade com  a natureza”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

As fases da Olimpíada de Restauração de Ecossistemas

A Restaura Natureza é dividida em duas fases complementares. Para concorrer à premiação é necessário realizar ambas as fases. A primeira é individual e online, com quizzes para os usuários testarem seus conhecimentos e perceberem como a restauração de ecossistemas vai muito além de plantar e envolve hábitos do cotidiano. Os participantes acumulam pontos com os testes e com o engajamento de amigos.

Quem quiser concorrer na fase final terá que ir além e colocar a mão na massa, podendo fazer ações locais envolvendo plantio, tecnologia, engajamento ou o que mais a criatividade dos estudantes permitir. A Restaura Natureza traz 20 planos de ação para inspirar os jovens e a equipe do Quero na Escola estará a postos para dúvidas.

Nesta fase, que ocorrerá entre 21 de fevereiro e 28 de abril, é obrigatória a inscrição de um professor responsável por cada estudante ou grupo.  Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações serão finalistas e concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular, que valerão prêmios.

O quê

Restaura Natureza - Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Quando

De 26/01/2022 até 28/04/2022

Inscrições

26/01/2022 - 16/03/2022

Mais informações

https://restauranatureza.org.br

Contato com a natureza também é possível dentro de casa; conheça boas práticas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.