publicado dia 19/07/2023

Hora do Intervalo debate Educação Antirracista na primeira infância 

27/07/2023

Resumo: Live Hora do Intervalo acontece na quinta-feira (27/07), a partir das 16h, com as educadoras Carolina Hamburger, da EMEI Nelson Mandela, e Rita de Cássia, da CMEI Castro Alves. No encontro, as educadoras vão compartilhar como trabalhar, na prática, com a Educação Antirracista na Educação Infantil. 

Em julho, a Hora do Intervalo vai abordar a importância do trabalho com a Educação Antirracista na Educação Infantil, etapa que atende crianças de zero a seis anos. 

Leia + Escolas públicas criam bibliotecas antirracistas pelo Brasil

A live vai acontecer nesta quinta-feira (27/7), a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral: @cr.educacaointegral.

Para falar do tema a partir do trabalho feito nas escolas, vamos receber Carolina Hamburger, que é professora da EMEI Nelson Mandela, em São Paulo (SP). Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em educação pela UC Berkeley, Carolina pesquisa pedagogias antirracista para a Educação Infantil. 

Com um Projeto Político-Pedagógico (PPP) centrado nas relações étnico-raciais, na diversidade e na participação da comunidade, a EMEI Nelson Mandela é referência em Educação Antirracista e na aplicação da Lei 10.639  há pelo menos uma década. 

Leia + “Vozes da EMEI Nelson Mandela”: a escola pública contada por ela mesma

Também participa do encontro a professora Rita de Cássia Silva Santos, da CMEI Castro Alves, em Salvador (BA). Com profunda conexão com o bairro de Imbuí, cujo território e comunidade é remanescente de quilombo, a CMEI Castro Alves funciona em tempo integral. 

Especialista em Gestão de Qualidade em Educação e com 23 anos de experiência como docente na rede pública, Rita de Cássia também recebeu os prêmios Professor Rômulo Galvão (da Secretaria Municipal de Educação de Salvador) e Educar para a Igualdade Racial, do CEERT. 

Durante o debate virtual, as professoras vão compartilhar como é trabalhar o antirracismo na primeira infância, o benefício de fomentar práticas antirracistas para o desenvolvimento integral das crianças e as condições necessárias para que as educadoras possam atuar.  

Para participar, basta acessar o perfil no horário da live e mandar suas perguntas para os convidados!

O quê

Bate-papo sobre a Educação Antirracista na primeira infância 

Quando

27/07/2023 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.