publicado dia 30/10/2020

Evento vai debater a Educação Integral nas propostas de candidatos à prefeitura de São Paulo

05/11/2020

Como os principais candidatos à prefeitura de São Paulo compreendem a Educação Integral e o que têm a propor para a agenda na cidade? Este é o tema do debate que acontece na próxima quinta-feira, 5 de novembro, às 11h.

Leia + É hora de territorializar a escola pública brasileira

Organizado pelo Fórum de Educação Integral para uma cidade educadora (FEICE), o evento online vai discutir os Programas de Governo para a Cidade de São Paulo dos candidatos Bruno Covas (PSDB), Celso Russomano (Republicanos), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT) e Márcio França (PSB).

Os debatedores vão discutir como aparecem nos documentos dos candidatos o tema da privatização e alguns dos principais conceitos de Educação Integral: intersetorialidade, currículo, inclusão e sua contribuição por uma cidade educadora.

“Com o objetivo de fortalecer essa agenda, e para que escolas e agentes da cidade não fiquem reféns de uma iniciativa da política pública, o Fórum entende que é seu papel promover um debate qualificado sobre o que os programas de governo propõem para a Educação Integral na cidade”, diz Agda Sardenberg, representante do FEICE.

Os comentaristas convidados serão o professor da Faculdade de Educação da USP, Elie Ghanem e Natacha Costa, do Centro de Referências em Educação Integral. A transmissão será feita pela página do Facebook do Fórum. Participe enviando suas perguntas durante o evento!

Sobre o Fórum de Educação Integral para uma cidade educadora

O Fórum tem origem em 2016, como instância da sociedade civil, fruto da trajetória da Educação Integral da cidade de São Paulo. O tema está presente nos debates desde os anos 1930, mas permeado por várias descontinuidades tanto do ponto de vista das definições legais de quem poderia acessá-lo quanto do ponto de vista das bases de financiamento, que limitaram seu alcance. 

Assim, o FEICE reconhece as várias experiências empreendidas na rede municipal de educação e nas instituições escolares que a compõem e procura, articulando atores escolares, famílias, bebês, crianças e jovens, comunidades locais, movimentos sociais e universidades, consolidar e colocar em circulação conhecimentos, práticas e ações de Educação Integral. 

Ao longo destes quatro anos de existência, as ações centrais do FEICE consistiram na promoção de espaços de reflexão e diálogo, reunindo interessados das diferentes regiões da cidade de São Paulo, bem como de outras redes municipais do estado; na realização de formações para professoras e professores, sempre a partir das contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que também estão na rede municipal de educação; e atuação junto ao poder público municipal, notadamente por meio de diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O quê

Educação Integral e os Programas de Governo para a Cidade de São Paulo

Quando

05/11/2020 entre 11:00 e 12:00

Onde

Página do Facebook do FEICE

Uma educação integral deve se dar para além da escola

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.