publicado dia 04/09/2023

Evento debate a contribuição das diferentes linguagens para a Educação Integral

De 05/09/2023 até 03/10/2023

🗒 Resumo: Adriana Friedmann, Alejandra Dubovik, Ana Mae Barbosa, Cesar Callegari, Cristine Takuá, Marcos Neira e Nilma Lino Gomes se reúnem para refletir sobre a importância da diversidade cultural e a valorização das diferentes formas de comunicação e expressão, da arte e da ludicidade na formação integral dos educandos. O evento é gratuito e conta com transmissão online.

Quais são as contribuições das diferentes linguagens para uma educação integral e inclusiva? Esse é centro do debate do 4º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê.

Leia + Por meio das Artes, professora aborda questões raciais e de gênero na Educação Infantil

Seu objetivo é refletir sobre a importância da diversidade cultural e a valorização das diferentes formas de comunicação e expressão, da arte e da ludicidade na formação integral dos educandos.

Ao mesmo tempo, propiciar uma reflexão sobre o papel da escola na construção de currículos mais inclusivos, representativos e democráticos e na promoção de ações afirmativas e da cultura de paz.

O site do Fórum traz materiais de apoio sobre o tema, onde também é possível consultar a programação completa.

Participam dos debates especialistas e educadoras(es) como Adriana Friedmann, Alejandra Dubovik, Ana Mae Barbosa, Cesar Callegari, Cristine Takuá, Marcos Neira e Nilma Lino Gomes.

Aberto ao público, o evento vai acontecer às terças-feiras, dias 5, 12, 19, 26 de setembro e 3 de outubro, das 19h às 21h (horário de Brasília), em sessões transmitidas pelo canal no Youtube do Fórum. Os encontros contarão com legendas, interpretação em Libras e tradução simultânea espanhol-português para uma palestra internacional.

Os eixos de debate do evento

As discussões vão partir de cinco eixos fundamentados em teorias e práticas pedagógicas, bem como nos desafios enfrentados por educadores e educandos na contemporaneidade. São eles:

• Diferentes linguagens: os múltiplos modos de habitar, ler e pronunciar o mundo;
• Imaginação, sensibilidade e representação: contribuições das artes para uma educação
integral;
• Brincar é uma importante forma de aprender: ludicidade, interações e experiência;
• Memórias, paisagens, comunidades e patrimônios: a construção de currículos e projetos
pedagógicos multiculturais;
• Histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras na escola: políticas afirmativas em ação.

O evento tem como propósito propiciar a reflexão e o aprimoramento profissional aos professores e professoras, permitindo que dialoguem com especialistas para conhecer e compartilhar ideias, experiências e práticas pedagógicas que envolvam diferentes maneiras de ser, estar, fazer e produzir cultura e conhecimento, tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma educação integral que se inicia nos anos iniciais da Educação Infantil e se estende por toda a vida escolar.

O quê

A contribuição das diferentes linguagens para a Educação Integral

Quando

De 05/09/2023 até 03/10/2023

Onde

Pelo Canal do Youtube do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê

Mais informações

forumeducacaoaltotiete.com.br

Ana Mae Barbosa e a educação por meio da arte

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.