publicado dia 26/05/2023

7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake começa a receber inscrições

De 25/05/2023 até 22/12/2023

A escritora e professora bell hooks ensinou que amor é ação e ato político. É a partir deste princípio que o 7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake vai em busca de projetos pedagógicos articulados com seus territórios e fundamentados nos princípios da Educação Integral, do acolhimento, escuta, presença, cuidado e coletividade.

Leia + Conheça iniciativas vencedoras da última edição do Prêmio Territórios

Além de bell hooks e suas construções sobre a ética amorosa, que entende o amor como um princípio básico dos acordos coletivos e das transformações sociais, o Prêmio também tem como referência as reflexões de Muniz Sodré sobre o sensível na educação, as pesquisas de Renato Noguera sobre a pedagogia da pluriversalidade e as práticas e pensamentos de Cristine Takuá, sobre as escolas vivas e a educação indígena.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de agosto pelo site do Prêmio Territórios. Podem participar escolas públicas de todo Brasil, da Educação Infantil à de Jovens e Adultos. Cada escola poderá inscrever até 3 iniciativas pedagógicas.

Em outubro e novembro, acontecem as ações de premiação. Em dezembro, o Encontro de Territórios, que marca o encerramento do Prêmio com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas selecionadas. Constitui-se também como um momento de compartilhamento das práticas junto a outras escolas do Brasil.

As ações de premiação

Para a escola:

  • Doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar;*
  • Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa.  Veja os minidocumentários já produzidos no link.
  • Uma bolsa de estudos para um curso de graduação que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;
  • Apoio financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.**

* O envio dos livros será feito via Correios.

** O valor deve ser depositado na conta da escola, não podendo ser depositado em contas de pessoas físicas, mesmo sendo de algum professor ou membro da gestão. É necessário que a escola apresente alguns documentos, informados posteriormente pela organização, para o recebimento do Prêmio.

Para o responsável pela inscrição:

  • Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas;
  • Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2024, que poderá ser realizado on-line.

Para dois outros representantes indicados na inscrição:

  • Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2024, que poderá ser realizado on-line.

Sobre o Prêmio Territórios

Criado em 2016, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake baseia-se nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, coordenada por seu Núcleo de Cultura e Participação, e conta com o patrocínio do Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O quê

7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Quando

De 25/05/2023 até 22/12/2023

Inscrições

25/05/2023 - 15/08/2023

5 artistas africanos para pensar arte e território

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.