publicado dia 17/05/2022

Laboratório Territórios incentiva a recriação da escola em tempos de pandemia

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Como parte das ações do Prêmio Territórios, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com ao Centro de Referências em Educação Integral e a Associação Cidade Escola Aprendiz, realiza o Laboratório Territórios: a reviravolta da escola, que teve suas inscrições prorrogadas até 25 de maio.

Esse espaço tem como objetivo contribuir com educadoras e educadores de todo o Brasil na ampliação de possibilidades para um retorno escolar que incorpora aprendizados da pandemia, se compromete com o contexto de vida das crianças, adolescentes e jovens, e promove práticas pedagógicas alinhadas a esse contexto. Para participar, basta acessar esta página e fazer sua inscrição até 25 maio. 

A ideia é que a sistematização de práticas pedagógicas de diversos territórios e contextos do Brasil ajude a mapear iniciativas e caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, fortalecendo as redes de educação e territórios educativos pelo Brasil.

Para isso, tem como objetivo auxiliar os educadores (as) na sistematização de projetos e práticas pedagógicas, suscitando discussões nos campos da educação, cultura e território.  O projeto também prevê o apoio, a criação e o desenvolvimento de ações nas escolas que apontem caminhos para a superação dos desafios impostos pela pandemia.

Programação:

Encontro 1 | 28 de Maio – 9h às 12h ou das 14h às 17h
Concepções e critérios
Apresentação das concepção de Educação Integral e Território Educativo
Contextualização: educação e pandemia
A relevância dos critérios do prêmio neste contexto

Encontro 2 | 4 de Junho – 9h às 12h ou das 14h às 17h
Conhecer os projetos
Partilha sobre os projetos presentes: identificação de conexões e formação de rede
Escuta sobre projetos vencedores para compreensão prática de articulação entre família, escola e território e ampliação da participação na escola

Encontro 3 | 11 de Junho – 9h às 12h ou das 14h às 17h
Experimentar as concepções
Refletir sobre como a educação integral e os territórios educativos seguem presentes – e são ainda mais pertinentes – nos projetos, em tempos de pandemia e retorno presencial.
Articulação de saberes e culturas locais como estratégia de ampliação de vínculo e
aprendizagem significativa.

Encontro 4 | 18 de Junho – 9h às 12h ou das 14h às 17h
Compreender os projetos
Aprofundar nos projetos apresentados a partir da intencionalidade pedagógica.
Apresentação sobre Intencionalidade Pedagógica.
Apresentação de projeto sobre intencionalidade pedagógica e o uso de múltiplas linguagens.

Encontro 5 | 25de Junho – 9h às 12h ou das 14h às 17h
Debater os projetos
Refletir sobre os projetos apresentados
Apresentação sobre sistematização e avaliação em Educação Integral
Avaliação do Laboratório Territórios

 

*Atualizada em 19/5, às 13h.

ICEP promove formação continuada de professores com base no território e em suas práticas prévias

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