publicado dia 09/02/2023

5ª Conane vai debater Educação, pobreza e antirracismo; participe

De 10/03/2023 até 12/03/2023

De 10 a 12 de março, acontece a 5ª edição da Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação (Conane), na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Leia + O que considerar no planejamento pedagógico para 2023

Com o tema gerador “Educação, Pobreza e Antirracismo“, os debates vão promover reflexões sobre o contexto atual do Brasil e as perspectivas futuras pela garantia de direitos.

“Reafirmamos os princípios instituídos em 1988, na Constituição Cidadã: Educação como direito social básico. Assim, cabe ao Estado, à família e à toda sociedade garantir condições para seu pleno exercício durante toda a vida. Trinta e cinco anos depois da promulgação da Constituição e estamos aqui, permanecendo na defesa e na luta pela democratização do conhecimento e da justiça social”, diz um trecho do manifesto da edição.

A programação conta com filmes, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e palestras. Além disso, será possível ouvir especialistas como o sociólogo Rudá Ricci, o cientista político Daniel Cara e a educadora Rosa Margarida de Carvalho Rocha. Estarão presentes também representantes do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas e do Ministério da Igualdade Racial. A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Katia Schweickardt, participará do último dia do evento.

Ao longo dos três dias, serão propostos debates como Educação, Sustentabilidade e Pobreza; O papel da Educação no fortalecimento da Democracia; Aprendizagem com a natureza; Educação antirracista; Consciência Climática e Educação sexual. A importância da rede de proteção escola-comunidade também será abordada pelos educadores Jucie Parreira, de Almirante Tamandaré (PR), e Braz Nogueira, conhecido pela experiência com o Bairro Educador de Heliópolis, em São Paulo (SP).

A inscrição é online, com valores que variam de $30 a $150 reais. No site, também é possível encontrar informações sobre diferentes modalidades de hospedagem.

O quê

V Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação (Conane)

Quando

De 10/03/2023 até 12/03/2023

Onde

Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Um panorama da ampliação das desigualdades no Brasil e seus impactos para a educação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.