publicado dia 26/02/2025
Consulta pública sobre Educação Integral está aberta para contribuições
Reportagem: Da Redação
publicado dia 26/02/2025
Reportagem: Da Redação
🗒 Resumo: Até 10/03, comunidades escolares, secretarias de Educação, universidades e entidades representativas, organizações da sociedade civil e outras instituições podem sugerir mudanças nas Diretrizes Operacionais Nacionais para Educação Integral em Tempo Integral. Participe!
O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) realizam consulta pública sobre as Diretrizes Operacionais Nacionais para Educação Integral em Tempo Integral, documento que vai definir o conjunto de princípios e estratégias para nortear a implementação da política no país.
O objetivo é ampliar a participação da sociedade na construção de políticas públicas educacionais eficazes e representativas das realidades locais.
Leia Mais
Comunidades escolares, secretarias de Educação, universidades e entidades representativas, organizações da sociedade civil e outras instituições podem participar com contribuições até 10/03, por meio do formulário on-line.
As instituições poderão destacar o que apoiam no documento proposto, sugerir mudanças, acrescentar ou suprimir trechos do documento orientador da política.
Além de mais informações sobre como colaborar, o ministério divulgou também o texto de referência sobre as diretrizes, disponível no site.
A partir desse levantamento, o objetivo é “fazer com que esse documento tenha muito a cara das escolas e redes e apresente respostas para grande parte das dúvidas sobre os princípios da implementação da política”, afirma Pilar Lacerda, membro do CNE e Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Pilar destaca ainda que, “essa será uma oportunidade para a participação e para a construção de um posicionamento coletivo do território sobre a política”. Professores, estudantes, profissionais da Educação e demais membros da comunidade escolar poderão se reunir para estudar, dialogar e refletir sobre as propostas para a Educação Integral e opinar coletivamente sobre as diretrizes.
Na terça-feira (25/02), o MEC e o CNE conduziram uma audiência pública online para analisar as Diretrizes Operacionais Nacionais para a Educação Integral em Tempo Integral na Educação Básica.
Os apontamentos trouxeram questões ligadas ao combate ao racismo, a Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação inclusiva, gestão democrática, intersetorialidade, território, entre outros.
Além de representantes do MEC, o Centro de Referências em Educação Integral e outras entidades da sociedade civil ligadas à Educação também participam, como a Escola Democrática de Niterói, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Instituto Alana e Universidade Federal do Amazonas, instituições que participaram da criação das Diretrizes de Educação Integral Antirracista.
Confira algumas das contribuições nesta reportagem e assista à audiência pública abaixo: