publicado dia 07/05/2024
Como vai a política de Educação Integral em seu município? Participe de pesquisa
Reportagem: Da Redação
publicado dia 07/05/2024
Reportagem: Da Redação
🗒️ Resumo: Você é gestor(a) ou faz parte da equipe técnica da Secretaria de Educação de seu município? Participe da sondagem “Políticas de Educação Integral no Brasil“, que vai levantar informações sobre as características de sua implementação nos territórios. O objetivo é produzir materiais de apoio para as Secretarias de Educação.
Em julho de 2023, o governo federal lançou o Programa Escola em Tempo Integral, que visa ampliar a jornada escolar a partir da concepção da Educação integral por todo o país. Em paralelo, muitos municípios já possuem políticas similares em andamento.
Para fazer um levantamento das características das políticas de Educação integral pelo país, bem como da implementação do novo programa federal, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) lança a sondagem “Políticas de Educação Integral no Brasil“.
Voltado para equipes técnicas de secretarias municipais de Educação, o questionário leva cerca de 10 minutos para ser preenchido. Nenhum dado será divulgado individualmente, nem informações referentes aos municípios.
“Nosso objetivo é fazer um retrato da implementação da política em suas localidades, com seus avanços e desafios”, define Fernando Mendes, gestor do CR.
As perguntas envolvem levantamento de informações como regulamentação do programa, quantidade de horas da jornada escolar e número de matrículas, bem como as modalidades e segmentos atendidos.
A partir das respostas, uma análise panorâmica será realizada e compartilhada. “Ela vai servir para produzirmos materiais e instrumentos úteis e vivos que apoiem e reforcem esse momento estratégico do processo de implementação da política de Educação integral em tempo integral no país”, diz Fernando.
Leia também