publicado dia 08/06/2017

Educadores de diferentes países lançam jogo colaborativo para mudar a educação

por

Existe uma teoria de que seis pessoas separam um indivíduo de outro em qualquer lugar do globo. Esse é a ideia do jogo proposto por um coletivo de educadores de diferentes países que, a partir de um livro de experiências educacionais significativas, pretende ajudar a transformar a educação no mundo.

Com o título de EDUshifts [transformações educacionais, em português] – O futuro da educação é agora, o livro reúne 16 autores de diferentes países do globo e foi produzido com a intensa colaboração de uma rede de voluntários. A publicação será lançada em Junho, na III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação que acontecerá de 15 a 17 de junho, em Brasilia  (DF).

A ideia é que o livro seja um disparador de articulações locais, regionais e internacionais, mobilizando as pessoas, a partir dos artigos, a discutir e pensar possibilidades de engajamento e transformação de escolas e comunidades. A iniciativa é coordenada por Tathyana Gouvêa, mestre em Gestão Escolar e doutora em Inovação em Educação e Philippe Greier, fundador da ONG Presente!.

“O livro será lançado no Brasil pela relevância do país nas discussões de educação integral e territórios educativos. E é daqui que o jogo será iniciado, com a distribuição voluntária das pessoas, acionando suas redes”, explica Tathyana.

A obra impressa está em inglês e terá uma tiragem máxima de 1000 exemplares que estarão cadastrados em uma plataforma online. A ideia é que seja possível acompanhar quem recebeu e com quem está cada exemplar, estruturando uma rede colaborativa a partir do documento.

Além da versão impressa, também ficará disponível uma versão digital em português. “Optamos pela publicação do impresso em inglês para viabilizar essa rede internacional, buscando que a partir de suas redes e  conexões, as pessoas possam disseminá-lo e discutir seu conteúdo com outras iniciativas, ampliando a própria rede e as interações”, justifica a organizadora.

Rede de apoio

Sem lucro, a proposta conta com um financiamento coletivo online, disponível na plataforma (em inglês) Generosity.

As doações começam com um dólar (cerca de R$ 3,oo) e podem ser anônimas ou abertas. Com uma doação de 25 dólares (cerca de R$ 80), o colaborador terá seu nome em um exemplar e poderá acompanhar a trajetória de seu livro na plataforma online até que sua cópia impressa chegue às suas mãos. Neste primeiro momento serão cobertos os custos de impressão e logística do livro, mas o financiamento seguirá aberto por tempo indeterminado para viabilizar o aprimoramento contínuo da plataforma e fortalecimento da iniciativa.

Os autores

O livro conta com artigos de referências globais em educação democrática, educação integral e práticas inovadoras em educação. Tião Rocha, fundador do CPCD, José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, Helena Singer, da Rede de Inovação e Criatividade, Yaacov Hetch, das escolas democráticas de Hadera, em Israel, Therezita Pagani e Manish Jain são alguns dos nomes que compõem o time. Saiba mais na plataforma (em inglês).

Tecnologias para a transformação da educação: experiências de sucesso e expectativas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.