publicado dia 18/12/2019

Os 10 conteúdos mais lidos de 2019

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Com a proximidade de 2020, é chegada a hora de rever os acontecimentos deste ano, relembrar os aprendizados e os temas que marcaram a conjuntura nacional.

Neste ensejo, compartilhamos com vocês os 10 conteúdos mais lidos no Centro de Referências em Educação Integral e que proporcionaram momentos de debate, inspiração e conhecimento.

Planos de aula gratuitos e alinhados à BNCC ajudam educadores da Educação Infantil

Produzidos por 40 educadores de todo o Brasil, os 500 planos de aula, voltados para crianças de 0 a 5 anos, estão disponíveis online e podem ser consultados gratuitamente.

Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos

Infográfico produzido pelo Porvir e Movimento pela Base detalha como será a organização da parte flexível do currículo do Ensino Médio e o que as redes precisam levar em conta.

Fundeb: quais as principais propostas para o Fundo em debate

A vigência do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação abriu uma disputa sobre seu futuro, que atualmente se divide entre encerrá-lo, mantê-lo e ampliá-lo. Ao logo do ano, convidamos especialistas e parceiros para debater o tema. Confira!

Conheça a primeira escola de educação integral e jornada estendida de Tremembé (SP)

A EMEF José Inocêncio Monteiro, em Tremembé, interior de São Paulo, passou por reformas em sua infraestrutura e currículo e, desde abril, recebe diariamente 152 crianças de Ensino Fundamental I durante oito horas.

Neste período, os estudantes aprendem os conteúdos curriculares, como Português e Matemática, mas partindo da educação integral e as novas metodologias de ensino-aprendizagem, o fazem por meio de projetos, trabalhos em grupos, das linguagens das infâncias e do território local.

Desvalorização da escola pública opera pela militarização e privatização da educação

Discurso pejorativo sobre a escola pública e os professores que nela atuam operam em favor de duas ambições do governo: privatizar ou militarizar as escolas.

Especial reúne experiências que inspiram uma educação integral nas infâncias

Iniciativa do Centro de Referências em Educação IntegralInstituto C&A e Alana, o Especial Educação Integral nas Infâncias na Prática reúne 50 experiências inovadoras para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos.

Como a Reforma da Previdência afeta os professores

Um dos principais temas debatidos em 2019, a Reforma da Previdência também foi destaque por aqui. Especialistas avaliaram a proposta e os impactos para a qualidade da educação que as escolas ofertam.

As diferenças entre escola militar, cívico-militar e pública

No Brasil, existem essencialmente três modelos de escolas: as públicas, as militares, as cívico-militares, além das particulares.  Nesta matéria nós explicamos como se diferem: a forma de ingresso, gestão e propostas didático-pedagógica e financiamento.

“Não se faz educação integral em tempos de retirada de direitos”, afirma Jaqueline Moll

Em entrevista,  Jaqueline Moll avaliou o desmonte de políticas públicas em curso no país, os cortes de investimentos em educação, ciência e tecnologia, os rumos do projeto educacional no Brasil e o lugar da educação integral neste cenário.

A importância de debater saúde mental na escola

Depressão e ansiedade, automutilação e suicídio. Apesar de pesadas, estas palavras chegaram ao vocabulário e ao cotidiano de crianças e jovens, e se fazem presentes nos vídeos que assistem na internet, em seus seriados, nas conversas e em seus silêncios.

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