publicado dia 04/10/2023

Sudeste começa a discutir o Programa Escola em Tempo Integral

por

📄 Resumo: Começa hoje, em Diadema (SP), a etapa Sudeste do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em tempo integral”. Até o momento, a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) já passou pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – saiba como foram estas etapas. É possível acompanhar os encontros na transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do MEC. 

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre tempo integral e Educação Integral, bem como definir os  princípios orientadores da política desenhada pelo MEC, o ciclo de seminários Programa Escola em Tempo Integral inicia mais uma rodada regional de debates. 

Assim como aconteceu nos encontros em Belém (PA), Recife (PE) e Cuiabá (MT), educadores, especialistas e representantes de diferentes ministérios do governo federal estarão reunidos em Diadema (SP) nos dias 4 e 5/10, das 9h às 18h (horário de Brasília).

Durante a abertura do evento, a Coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, destacou que a pasta elegeu a expansão do tempo integral na Educação Básica como prioridade, ao lado da alfabetização e da conectividade nas escolas.

“A expansão deve estar a serviço de uma Educação Integral, que considere todas as dimensões do ser humano, bem como a participação social – desde os bebês nas creches até aos jovens e adultos -, as matrizes étnico-raciais do currículo brasileiro e o enfrentamento às emergências climáticas e humanitárias. Uma Educação completa, de qualidade, sem deixar nenhuma criança, professor ou comunidade para trás”, defendeu a representante do MEC.

Programação e transmissão ao vivo

  • Primeiro dia, 4/10

O primeiro dia começa às 9h, com uma solenidade de abertura que conta com a presença de autoridades governamentais e representantes de fóruns e conselhos.

Às 10h30 tem início o painel geral “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”, com mediação de Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Menucci (SP) e presidente para Região Sudeste da Undime.

Os painelistas são Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura; Andrea Ewerton, Diretora de parcerias da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte; João Moura, Coordenador-Geral da Assessoria Especial de Educação, Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Renato Flit, Especialista em Políticas Públicas da Secom da Presidência da República; Pedro de Carvalho Pontual, Diretor de Educação Popular da Secretaria de Participação Social da Presidência da República e Lenin Bicudo Bárbara – Técnico ambiental da equipe de Educação Ambiental da Superintendência do Ibama em SP, representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima.

A parte da tarde começa com uma conversa sobre “A pesquisa sobre educação integral em tempo integral”, conduzida por Ligia Martha C. da Costa Coelho, professora da UniRio.

Em seguida, às 14h30, começa o painel específico “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas”, mediado por Vânia Carvalho de Araujo, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Participam do painel Amanda Albuquerque, Conselho Municipal de Educação de Teresópolis (RJ); Barbara Bruna Moreira Carvalho, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Eni Pereira Souza, Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Armando Arruda Pereira, da Secretaria Municipal de São Paulo (SP); André Luis Cabral, Assistente da Escola Municipal de Educação Infantil Armando Arruda Pereira, da Secretaria Municipal de São Paulo (SP) e Erika Fischer, do Instituto Comida e Cultura.

  • Segundo dia, 5/10

O segundo dia do ciclo de seminários começa às 9h20 com um debate sobre legislação na política de Educação Integral. Participam Darli de Amorim Zunino, Diretora Nacional de Formação da Uncme e Felipe Michel Santos Araujo Braga, Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

Às 10h, começa o painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”, mediado por Tereza Farias, Coordenadora-Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação.

Os painelistas são Eliane Doratiotto Endsfeldz, Secretária de Educação de Atibaia (SP); Teodoro Zanardi, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas); Elizabeth de Lima Gil Vieira, Gerente de Educação Integral da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (RJ); Damásio Reis, Formador de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Diadema (SP) e Silmaria Pimentel, Diretora Gestão de Educação Básica da Secretaria Municipal Educação de Franco da Rocha (SP).

Na parte da tarde, Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, vai discutir “A educação integral como ferramenta de inclusão social e equidade”.

Depois, Valdirene Alves, Coordenadora-Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, vai mediar o painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”.

O debate conta com a participação de Douglas Cristian Ferrari de Melo, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Mayara Lima Candido, Assessora Especial de Educação Integral em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo; Andrea Botelho de Abreu, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Profissional na Secretaria de Educação de Minas Gerais e Maria Luiza Sussekind Veríssimo, Vice-presidenta da ANPEd para região Sudeste e Professora da UniRio.

Para encerrar o ciclo Sudeste, acontece o painel “Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral os territórios”, com mediação de Mauricio Ernica, Coordenador-Geral de Equidade Educacional do Ministério da Educação.

Os painelistas são Thais Brianezi, Professora do Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP); Ana Lúcia Sanches, Secretária de Educação de Diadema (SP); Camila Parente, Vice-diretora da EMEB Sagrado Coração de Jesus, de Diadema (SP); Raphael Honorato, Vice-diretor da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, de Uberaba (MG) e Crislaine Fernandes, Vice-Diretora e membro da comissão da Educação Integral pela Secretaria municipal de educação de Campinas (SP).

Começa a etapa Nordeste do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.