publicado dia 27/09/2023

Começa a etapa Nordeste do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral 

De 27/09/2023 até 28/09/2023

📄 Resumo: Começa hoje, em Recife (PE), a etapa Nordeste do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em tempo integral”. Até o momento, a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) já passou pelas regiões Norte e Centro-Oeste – saiba como foram estas etapas. É possível acompanhar os encontros na transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da pasta. 

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre tempo integral e Educação Integral, bem como definir os  princípios orientadores da política desenhada pelo MEC, o ciclo de seminários Programa Escola em Tempo Integral inicia mais uma rodada regional de debates. 

Assim como aconteceu nos encontros em Belém (PA) e Cuiabá (MT), educadores, especialistas e representantes de diferentes ministérios do governo federal estarão reunidos em Recife (PE) nos dias 27 e 28/09. 

Assista ao seminário: 

As discussões iniciam às 10h30 com o painel sobre intersetorialidade. Mediada por Alessandra Santos Assis (MEC), o encontro intitulado “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral” reúne as educadoras Aline Daiane Mascarenhas (UNEB/UFPE) e Marly Vidinha (Uncme Nordeste e CEE/AL). Também estarão presentes Juana Pereira (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), João Moura (Ministério dos Direitos Humanos), Isis Morimoto (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Mariana Filizola (Secretaria de Comunicação da Presidência da República). 

A seguir, às 14h, acontece o painel dedicado à discussão sobre tempo integral em creches e pré-escolas. Para falar sobre os princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil, o MEC convidou as especialistas  Maria Thereza Marcilio (Avante),  Soledade Menezes (Rede Nacional Primeira Infância) e Cida Freire (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), além da educadora Socorro Nascimento (CMEI Mércia Bezerra). A mediação é de Catarina Gonçalves. 

No dia 28/09, os encontros iniciam às 9h e envolvem painéis específicos sobre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além de discussões sobre a nova política de Ensino Médio. 

O primeiro painel, batizado de “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”, será mediado por Tereza Farias (MEC) e conta com a participação de Leda Regina B. da Silva (MEC), Claudia Santos (Observatório Nacional de Educação Integral e Comitê Territorial Baiano de Educação Integral), Edson Caipó (IFB), Maria da Conceição Silva Lima (Uncme PB) e Nazineide Brito (Seec-RN). 

A programação do ciclo de seminários segue com o painel sobre o Ensino Médio, às 14h15, com a mediação de Valdirene Alves (MEC). Estarão presentes Márcia Thays Lopes Nogueira (EEREM-PE), Gezenira Rodrigues da Silva (Seduc-CE), Maria Elizabete de Araújo (Governo da Paraíba) e Abdalaziz de Moura (Instituto Abdalaziz de Moura). 

Por fim, a etapa Nordeste encerra com um painel sobre “Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral os territórios”. Com a presença de Fabiano Piúba (Ministério da Cultura), Thiago Molina (Escola Municipal de Salvador – BA), Emerson de Araújo (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão), Fábio Barbosa ( Secretaria de Educação da Bahia) e Ana Coelho Vieira Selva (Prefeitura de Recife), o encontro é mediado pelo representante do MEC, Mauricio Ernica.  

O quê

Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral | Recife

Quando

De 27/09/2023 às 10:30 até 28/09/2023 às 18:00

Onde

Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira. Recife-PE

Mais informações

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/eventos/ciclo-de-seminarios-programa-escola-em-tempo-integral-recife

Seminário Educação Integral em Debate discute a relação entre Educação e projeto de país

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.