publicado dia 25/02/2025

Prorrogadas as inscrições em formação gratuita do MEC sobre Educação Integral

Reportagem:

🗒 Resumo: Ministério da Educação prorroga até 9 de março o prazo de inscrição em formação gratuita sobre Educação Integral, que visa apoiar a implementação do Programa Escola em Tempo Integral; saiba mais.

Secretários e equipes técnicas das redes de ensino municipal, estadual e distrital, além de conselheiros de Educação, têm até 9 de março para realizar a inscrição na formação continuada sobre Educação Integral em tempo integral realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB).

Leia Mais

As inscrições ocorrem em duas fases, por links diferentes enviados pelo MEC às secretarias e aos conselhos de educação. Na primeira fase, esses entes indicam os cursistas. Na sequência, o cursista indicado preenche seus dados pessoais.

Caso os interessados não tenham recebido o link para o formulário, o MEC orienta a encaminhar uma solicitação para o e-mail [email protected]. É preciso informar o município e o estado; o endereço eletrônico da secretaria ou conselho; e os nomes indicados para participar do curso.

Há duas vagas para cada secretaria de Educação, que podem ser destinadas ao próprio secretário/a ou a outros integrantes da equipe de educação integral que não tenham cursado a formação em 2024.

Caso haja vagas remanescentes, também poderão ser indicados diretores de escola ou integrantes da equipe técnica que não concluíram o curso em 2024 (priorizando-se municípios sem política de educação integral publicada). Após a indicação, os cursistas receberão um link para formalizar a inscrição.

No caso dos conselhos, cada um pode inscrever um cursista, preferencialmente o presidente do conselho municipal de Educação, ou outro membro indicado em caso de impossibilidade.

Confira a programação da formação

A formação continuada terá carga horária de 120 horas e será realizada a distância, com encontros síncronos e assíncronos e ao menos dois presenciais. As aulas estão previstas para começarem no dia 10 de março de 2025 e para terminarem em 12 de setembro do mesmo ano.

O conteúdo é dividido em seis módulos:

  • O Programa Escola em Tempo Integral e seu ordenamento jurídico
  • Fundamentos da educação integral
  • Implementação de políticas de educação integral na perspectiva da intersetorialidade
  • Gestão democrática e as diversas instâncias de participação e acompanhamento social
  • Currículo integrado
  • Equidade: modalidades educacionais e temas transversais

O curso é realizado em parceria com universidades federais das cinco regiões do Brasil: Universidade Federal do Pará; de Goiás; da Bahia; do Ceará; de Minas Gerais; e da Fronteira Sul — que também atuam de forma articulada a outras universidades e entidades parceiras nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.

Ministério da Educação divulga diretrizes do Programa Escola em Tempo Integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.