publicado dia 22/06/2022

Projeto de Vida na Escola: baixe livro gratuito que traz experiências inspiradoras de educadores

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“Falar de projetos de vida, projetos de futuro, é falar de esperança em tempos muito duros como esse que estamos vivendo. A esperança, talvez, seja a grande arma que a gente tenha para desconstruir esses tempos duros, de aprofundamento de desigualdades. Falar de projetos de vida é falar que nós nos queremos vivas e vivos, e que temos possibilidades de construir e transformar as nossas comunidades, os lugares em que vivemos e o nosso país”. É assim que a professora Macaé Evaristo abre o livro virtual Projeto de Vida na Escola: Práticas pedagógicas de professoras(es) da rede estadual da Bahia e explica o objetivo da iniciativa.

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O e-book traz 19 atividades desenvolvidas com estudantes em 2021. Além disso, o material conta com depoimentos, orientações e conteúdos complementares como vídeos, podcasts e padlets colaborativos. Tais materiais foram utilizados durante a formação com os educadores.

O trabalho é fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As instituições AFETO – Educação Comunicação e Juventudes e CIPÓ – Comunicação Interativa foram responsáveis pela execução do projeto. Desde 2020, a parceria tem formado professores do Ensino Médio para atuarem com o componente Projeto de Vida e Cidadania, apoiando a implementação do Novo Ensino Médio no Estado.

Ao todo, 790 professores participaram da formação no período de dois anos, além de coordenadores(as) pedagógicos(as) e gestores(as) da Bahia. Cerca de 18.000 estudantes, de mais de 473 escolas da rede pública, foram impactados.

Por essa razão, acreditamos no potencial inspirador das experiências e relatos da publicação, que podem contribuir para o fortalecimento da aplicação do componente Projeto de Vida nas escolas.

Projeto de Vida na Escola

Projeto de Vida é um componente curricular obrigatório do Novo Ensino Médio e uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na prática, é um processo de autoconhecimento que deve ser estimulado ainda na adolescência, ajudando o estudante a construir um sentido à sua existência. Assim, ele pode encontrar caminhos onde se deseja chegar e se desenvolver nas dimensões pessoal, profissional e social da sua trajetória.

Confira o evento virtual de lançamento do Projeto de Vida na Bahia:

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