publicado dia 25/04/2016
Programa de formação para diretores seleciona instituições de ensino superior
Reportagem: Ana Luiza Basílio
publicado dia 25/04/2016
Reportagem: Ana Luiza Basílio
O Ministério da Educação (MEC) publicou no dia 13 de abril a Chamada de Credenciamento de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior interessadas em participar do eixo de formação do Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares. As inscrições são válidas até o dia 27 de maio.
Segundo o edital, as instituições deverão ofertar cursos de extensão a distância em duas modalidades:
a) em nível de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 a 200 horas e duração estimada de seis meses, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, assegurando ao diretor escolar e/ou ao candidato à função de direção escolar as competências e conhecimentos necessários ao exercício da função bem como a elaboração de um plano de gestão escolar;
b) em nível de atualização, com carga horária de 100 a 120 horas e duração estimada de quatro meses, para diretores escolares em exercício, aprovados em exame de certificação inicial no âmbito do Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares, com o objetivo de orientar a elaboração de portfólio evidenciando as práticas de implementação de planejamento e os resultados obtidos no aprimoramento da vida escolar, pelo diretor, com vistas à certificação avançada.
Entre os pré requisitos pede-se que as instituições possuam experiência acumulada na coordenação e execução de cursos de formação continuada para diretores escolares e/ou equipes gestoras escolares; além de capacidade institucional (gerencial, técnica e de infraestrutura) adequada para a oferta mínima de 1000 vagas na execução dos cursos, com atendimento prioritário em seu estado; entre outras condicionantes.
Anunciado no ano passado, o Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares tem como objetivo capacitá-los a lidarem com dados estatísticos para melhorar o diagnóstico dos pontos fracos e fortes de cada escola, além de prever o apontamento de soluções para cada realidade escolar.