publicado dia 18/12/2020
Para planejar 2021: especialistas debatem os principais focos de atuação das redes de Educação
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 18/12/2020
Reportagem: Ingrid Matuoka
Como as redes de educação podem se organizar para o ano de 2021, de forma a garantir o desenvolvimento integral e as aprendizagens de crianças e adolescentes? Este foi o tema central do debate promovido pela campanha #ReviravoltaDaEscola em 9 de dezembro, que contou com a participação de especialistas em assuntos como gestão de recursos, busca ativa e infraestrutura escolar.
Leia + Como cuidar do emocional dos estudantes agora e na volta presencial à escola
Para Daniella Rocha, consultora do UNICEF Brasil – Busca Ativa Escolar, o primeiro e principal foco da atuação das redes deve ser o de identificar e enfrentar as vulnerabilidades que foram expandidas a partir da pandemia, como o trabalho infantil, a violência doméstica, as questões de saúde mental e os estudantes que estão em risco de abandonar a escola ou que efetivamente evadiram. “Planejar ações de Busca Ativa Escolar pode ser potente para o próximo ciclo”, diz.
As redes municipais vivem, ainda, o desafio da transição da gestão das secretarias, o que costuma incorrer em descontinuidades de projetos e programas. “É preciso lembrar que os gestores passam, mas os estudantes sempre estarão lá e precisam viver a política pública da maneira como está planejada e estabelecida”, reforça Karla Nascimento, secretária de educação do município de Açailândia (MA).
Já do ponto de vista da infraestrutura das escolas, Beatriz Goulart, arquiteta-urbanista, pesquisadora e ativista, recomenda repensar os espaços tanto do ponto de vista sanitário quanto pedagógico: “Temos que questionar essa naturalização de que escola é secretaria, sala, pátio e banheiro, e pensar: que tipo de espaços internos e externos precisamos para aprender melhor e em colaboração?”.
O que é a #Reviravolta da Escola?
Realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com diversas instituições, a campanha #Reviravolta da Escola articula ações que buscam discutir as aprendizagens vividas em 2020, assim como os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.
Leia os demais conteúdos no site especial da #Reviravolta da Escola.