publicado dia 30/03/2017
Antônio Nóvoa: “Não podemos deixar a escola bloqueada por uma pedagogia medíocre”
Reportagem: Natália Passafaro
publicado dia 30/03/2017
Reportagem: Natália Passafaro
Alunos enfileirados, salas de portas fechadas e escolas isoladas: há tempos os especialistas em educação alertam para o fim do modelo catedrático e apontam tendências e alternativas que estimulam o aprendizado e dialogam com uma sociedade cada vez mais conectada. “Ninguém tem receitas mágicas para a implementação da educação integral”, afirma António Nóvoa, doutor em educação pela Universidade de Genebra.
Leia também: “A escola tem que baixar seus muros para não ser um simulacro da vida real”
Professor, Nóvoa é reconhecido por seu trabalho a respeito da formação docente, mas esteve essa semana no lançamento do Prêmio Itaú-Unicef para debater os “Desafios da Educação Integral no Mundo Contemporâneo”, ao lado de Dulce Critelli, da PUC-SP. Ambos enfatizaram a importância da participação social para novas políticas educacionais. “Toda sociedade é autoeducadora, e para que exerça esse papel ela precisa preservar tradições e estar aberta ao futuro”, defende Critelli.
E se a crise no atual modelo é consenso entre os participantes, Nóvoa acendeu o debate apontando caminhos e afirmando erros e acertos. “Não podemos deixar a escola bloqueada por uma pedagogia medíocre. É preciso reforçar e enriquecer a aprendizagem e o trabalho pedagógico”. O Centro de Referências listou os principais questionamentos do especialista. Confira!
Ter uma relação mais cultural e científica com o conhecimento
“Não me interessa uma escola onde se dão aulas, mas onde se trabalha em conjunto. Nesse sentido, a tarefa de um professor de matemática não é ensinar matemática. É formar uma pessoa através da matemática.”
Atenção à competitividade
“Rankings, provas: a educação de qualidade não se constrói através de avaliações.”
Assista na íntegra a palestra de Antônio Nóvoa realizada no Lançamento do Prêmio Itaú-Unicef .
Uma escola cheia de projetos, empobrecida pedagogicamente
“É preciso reforçar e enriquecer o processo de aprendizagem e dar condições de ensinar. Não quero uma escola onde tudo é maravilhoso, menos o trabalho pedagógico.”
Otimismo tecnológico
“A tecnologia sozinha não resolve a aprendizagem.”
Nem transbordando, nem apenas o básico
“O caminho não é uma escola que faz absolutamente tudo: uma série infinita de matérias e disciplinas e se transborda. Mas também não é fazer reformas e voltar ao básico: apenas ensinar a ler, escrever e fazer contas.”