publicado dia 23/03/2023

Livro “Escola Pública” apoia debate de políticas educacionais entre professores e estudantes

por

O livro gratuito Escola Pública: Práticas e Pesquisas em Educação, da Editora UFABC, foi feito para professoras(es) e estudantes discutirem as políticas educacionais nas escolas. 

Leia + “Não conseguimos estudar”: atos contra Novo Ensino Médio mobilizam estudantes

Lançado em 20 de março, a obra é fruto do trabalho realizado pela Rede Escola Pública e Universidade (REPU) desde 2016, quando integrantes do Ensino Superior público e da Educação Básica pública se uniram para olhar para as demandas dos estudantes durante as ocupações escolares.

“Os estudantes exigiam coisas para além da melhoria da infraestrutura escolar e do cotidiano. Eles queriam, e querem, escuta e participação nos processos das políticas educacionais”, conta Fernando Cássio, membro da REPU e professor na Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Agora, com financiamento da FAPESP,  16 defensoras(es) do direito à Educação de qualidade social compartilham, em linguagem acessível, seus estudos. “Não é um livro de pesquisa, para especialistas da pós-graduação, mas uma tradução de resultados, pensado para reconhecer e promover a escola como o espaço de produção de políticas que ela é”, diz Fernando.

As discussões que o livro “Escola Pública” propõe

Com distribuição gratuita, graças a um edital de financiamento da UFABC, o livro debate temas como educação enquanto direito humano, avaliação externa, perseguição a professores, conselhos de escola, as questões em torno da gestão para resultados e se uma escola para adolescentes é possível.

“É para amalgamar a sociedade e construir novas relações”, aponta Fernando Cássio.

“Até a solidariedade entre professores e estudantes pode ser um tema, porque o livro fala das condições de trabalho dos professores e das expectativas dos estudantes. É para amalgamar a sociedade e construir novas relações”, aponta Fernando.

A obra também surge no contexto de pedidos pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), sobretudo por estudantes e professores, que não foram ouvidos durante a formulação da política.

“O debate do NEM é muito didático para entender qual é a questão que o livro traz. Tem um monte de gente que nunca pisou em uma escola pública formulando políticas. E os estudantes estão indignados: como a política que os afeta desta forma, impacta seu futuro, muda suas possibilidades de escolha de curso superior, de formação profissional, não os envolveu em seu desenho?”, aponta Fernando. 

Faça o download gratuito do livro Escola Pública: Práticas e Pesquisas em Educação, disponível no site da Editora UFABC.

Frei Betto: “Criar uma sociedade com consciência crítica exige educação política”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.