publicado dia 06/09/2017
Jogo ensina conceitos de gestão pública ao colocar alunos como prefeitos
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 06/09/2017
Reportagem: Ingrid Matuoka
Como abordar políticas de gestão pública e o funcionamento de uma cidade com os jovens? Foi pensando em um método que fosse igualmente didático e divertido que nasceu o Cidade em Jogo, desenvolvido pela Fundação BRAVA e o Brazil Institute do Woodrow Wilson Center.
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Voltado para alunos do Ensino Médio, o jogo virtual é inteiramente gratuito e permite que os professores abordem temas relacionados à cidadania e educação política em sala de aula.
Para isso, o aluno torna-se prefeito de sua cidade, tomando decisões estratégicas e conhecendo mais de perto os desafios de uma gestão municipal.
O jogo acontece em várias etapas. A primeira consiste em escolher o tipo de cidade a ser administrada. Posteriormente, o aluno decide, a partir de uma lista, três prioridades do seu governo, como promover competitividade, combater a corrupção ou reduzir desigualdades.
Em seguida, o “prefeito por um dia” analisa as políticas públicas possíveis para cada Secretaria e escolhe três que serão aplicadas naquele momento.
A cada rodada, o aluno é confrontado com um imprevisto, por exemplo, um surto de dengue que altera o seu planejamento e demanda uma ação imediata.
Ao final de dez turnos, é feita uma avaliação dos resultados e dos impactos das decisões tomadas.
A plataforma do Cidade em Jogo também contém uma área restrita para os professores. Após realizar um cadastro, o docente tem acesso a conteúdos complementares, sugestões de aplicação do jogo em sala de aula e ainda a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos.
Também por meio da ferramenta o professor recebe, ao final da rodada, um relatório de desempenho de cada jogador e pode avaliar e debater com a turma quais estratégias foram mais bem sucedidas em cada caso e os respectivos motivos do êxito.