publicado dia 23/08/2017

Guia oferece materiais para implementar a BNCC

por

As redes de ensino já iniciaram seus processos de planejamento e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para facilitar e orientar este processo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram o Guia de Implementação BNCC.

Voltado para apoiar gestores estaduais e municipais na reelaboração da proposta curricular de suas redes, o Guia é dividido em sete etapas, que organizam um percurso para as secretarias seguirem, propõem reflexões, sugerem ações e materiais de apoio, discutem a formação de professores, ajustes de materiais didáticos e de avaliações.

Até a segunda etapa do Guia, as ações preparatórias têm como referência a atual versão da Base. Antes de realizar as ações propostas da terceira fase, é necessário aguardar a homologação da BNCC, quando as demais etapas serão incorporadas.

Paralelamente às 7 etapas, há ainda três ações transversais: comunicação e engajamento, planejamento e monitoramento e processos formativos. O Guia entende que elas são indispensáveis para o sucesso de cada fase, bem como a parceria entre estados e municípios, que permeia todo o conteúdo.

Os recursos apresentados no material podem ser úteis independentemente do modelo de processo definido pela rede. Ele serve de apoio para a equipe gestora organizar o trabalho e produzir um documento pautado pela BNCC e que, ao mesmo tempo, revele a identidade de cada localidade ou região e faça sentido para as práticas dos professores e demais educadores.

Sucesso da BNCC depende da formação dos professores, defendem especialistas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.