publicado dia 10/02/2021
Guia dos Guias COVID-19: documento orienta políticas baseadas em direitos
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 10/02/2021
Reportagem: Ingrid Matuoka
Ao longo de 2020, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação produziu referências e pesquisas sobre temas cruciais para a política educacional em emergência no Brasil. Agora, divulgam o Guia dos Guias COVID-19, com uma síntese dessas informações.
Leia + “Ocupar escolas, proteger pessoas e valorizar a educação”: um manifesto pela garantia de direitos
O documento também traz atualizações de contexto e dados recentes para 2021, assim como recomendações para que as políticas emergenciais a serem desenvolvidas neste ano estejam pautadas pela garantia de direitos.
Acesse o Guia dos Guias COVID-19, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
“A proposta é apresentar para tomadores de decisão, comunidade escolar, famílias, assistentes sociais e profissionais da área de proteção social informações e dados úteis em fontes confiáveis para o enfrentamento conjunto da pandemia na educação e proteção, através da atuação intersetorial e gestão democrática na formulação, monitoramento e implementação das políticas. Afinal, compreendemos que este momento é de ação coletiva e de fortalecimento do Estado e dos serviços públicos e gratuitos de forma universal.”, explica Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Produzido pela Campanha, o Guia contou com a colaboração de dezenas de entidades, especialistas e ativistas que integram essa rede.
– Cenário: sobre os dados que temos (ou não) e o que você pode fazer para colaborar com transparência e políticas não discriminatórias
– Reabertura das escolas e volta às aulas presenciais
– Educação a distância e ensino híbrido
– Alimentação escolar
– Proteção e Inclusão
– Síntese de recomendações
O que é a #Reviravolta da Escola?
Realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com diversas instituições, a campanha #Reviravolta da Escola articula ações que buscam discutir as aprendizagens vividas em 2020, assim como os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.
Leia os demais conteúdos no site especial da #Reviravolta da Escola.
Leia também