publicado dia 28/08/2014
Especialistas discutem a importância do ensino de literatura nas escolas
Reportagem: Juliana Sada
publicado dia 28/08/2014
Reportagem: Juliana Sada
Qual o papel da literatura na formação das crianças e adolescentes? O que a leitura pode acrescentar aos alunos? Como trabalhar as diferentes obras literárias em sala de aula? Os jovens gostam de ler?
Diante dos desafios trazidos pela literatura aos educadores, o Centro de Referências em Educação Integral entrevistou especialistas durante oficina promovida pela Fundação SM sobre o tema. Para os entrevistados, a leitura traz enormes potenciais ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, contribuindo de maneira decisiva no processo educativo.
Leia + Livros que toda criança e adolescente devem ler
Para Gabriela Rodella, especialista em ensino de literatura e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a leitura do texto literário tem que estar presente no currículo escolar. “A partir dessa leitura você pode construir diferentes interpretações que vão formando uma comunidade de leitores que passam a compartilhar suas impressões e aprendem juntos a ler o texto”, indica.
Isso só é possível, segundo a editora Claudia Mesquita se o professor tem e apresenta verdadeira paixão pela literatura. “Ele precisa conseguir atrair seu aluno para esse universo tão rico que a literatura propicia; ele precisa saber do que está falando, ele precisa ler.”
Gabriela ainda aponta a importância de trazer às escolas as obras de interesse dos meninos, convidando-os processualmente às do cânone escolar. “Ninguém nem discute a leitura que eles fazem e isso é um problema porque aí a prática da literatura fica fora da escola. O que eles leem fica fora da escola e o que a escola quer eles não leem”, justifica, indicando que para mudar esse cenário e convidar os estudantes às obras de importância para escola, é preciso trazer a discussão à sala de aula. “Não será ignorando o que eles leem que iremos conseguir construir essa ponte”, complementa.
Assista o vídeo completo com as entrevistas:
As especialistas estiveram presentes no 6º Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu em maio deste ano, em Florianópolis.