publicado dia 10/11/2023

Escola livre de ódio: Porvir lança especial sobre o combate ao extremismo

por

🗒️ Resumo: Conheça o especial “Escola livre de ódio“, criado pelo Porvir, que pensa como a Educação pode ajudar no combate ao ódio e à disseminação de desinformação no Brasil.

O Brasil vive uma onda de extremismo e ódio. Só entre o ano passado e este, foram 21 ataques violentos contra escolas, de um total de 36 casos desde 2001. Para compartilhar experiências, orientações e recursos com as escolas para enfrentar o cenário, o Porvir lançou o especial “Escola livre de ódio“.

Leia + Ataques em escolas: em busca de saídas para os casos extremos de violência

O material explica o que é o extremismo para contextualizar que os ataques extremos às escolas não são casos isolados. Também evidencia quem são os alvos da intolerância e as consequências desse ódio para as escolas, famílias e a sociedade brasileira como um todo.

Por meio de entrevistas com familiares, educadoras e especialistas, o especial também detalha como o ódio se propaga e consegue atrair os adolescentes. A livre circulação da desinformação e as redes organizadas para cooptar jovens para grupos extremistas estão entre os fatores levantados.

Leia + Especial Escola Segura: cultivando uma cultura de paz 

Ao final, os conteúdos apontam caminhos para combater ódio e frear a disseminação de desinformação na escola, bem como pontos que ajudam a reconhecer as situações de ódio.

3 perguntas para Lola Aronovich sobre ataques às escolas e masculinidades

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.