publicado dia 22/01/2021

Em podcast, Macaé Evaristo avalia os impactos da pandemia para as escolas e as infâncias

por

Qual é o impacto que escolas fechadas há tanto tempo têm para as crianças e para a educação como um todo? Para refletir sobre esse assunto, o podcast Conversa de Portão, uma parceria entre o UOL Plural e o Nós, mulheres da periferia, ouviu Macaé Evaristo, educadora, assistente social e vereadora de Belo Horizonte (MG).

Leia + As 5 lições de 2020 para pensar a Educação em 2021, segundo Gina Vieira

No episódio “Um ano sem ir à escola. Qual é o saldo para as infâncias?”, a especialista avaliou o ano de 2020 para a Educação e falou sobre as mudanças que precisamos fazer para garantir o direito à educação das infâncias e juventudes, como a necessidade de escolas se voltarem para o território e sua comunidade, a fim de formar os sujeitos integralmente. 

“A escola é um equipamento público, muitas vezes o único presente na comunidade. O único lugar onde tem uma quadra. E esse único lugar onde as crianças tinham a oportunidade de uma prática esportiva, muitas vezes esse lugar está fechado. Então a gente precisa olhar novamente para a escola e pensar esse equipamento em uma perspectiva mais ampla”, disse Macaé.

O podcast está disponível no Youtube do UOL, nas plataformas de streaming do Nós, Mulheres da Periferia: Spotify, Deezer, Soundcloud e também abaixo:

Garantia de direitos deve ser a prioridade na reorganização do calendário escolar, diz Macaé Evaristo